NotíciasRio Grande do Sul

A história da Festa da Uva é tema de exposição em Caxias do Sul

Uma mostra inédita e gratuita com objetos e fotos que ajudam a contar a história da Festa da Uva, estará à disposição dos frequentadores do Bourbon San Pellegrino, de 22 de fevereiro a três de março. A exposição promove um resgate histórico deste que é considerado um dos mais tradicionais eventos culturais do Brasil, assim como da própria cultura da imigração italiana em Caxias do Sul e arredores.

Carro Alegórico puxado por junta de bois durante o desfile da Festa da Uva de 1932

A exposição traz objetos originais e peças centenárias utilizadas pelos imigrantes no plantio e na colheita da uva, como cestos de vime e espremedores da fruta, e ainda equipamentos do dia a dia dos agricultores da época, como plantadores de sementes e rocas para a produção de fios. Uma seleção de fotos antigas apresenta as primeiras edições do evento, incluindo as versões iniciais dos carros alegóricos que hoje encantam o público nos desfiles. Vestidos originais utilizados pelas rainhas e princesas da Festa da Uva ao longo das décadas também fazem parte do acervo e destacam a evolução da moda e dos costumes ao longo do tempo.

Pavilhão da Festa da Uva de 1937 na Praça Dante Alighieri

Serviço

Distribuída nos três pavimentos do Bourbon San Pellegrino, a exposição “A História da Festa da Uva” poderá ser conferida de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h. No período da mostra, no primeiro andar do shopping, funcionará também um balcão de venda de ingressos para a Festa da Uva 2019, que acontece em Caxias do Sul, de 22 de fevereiro a 10 de março.

Botão Voltar ao topo