NotíciasRio Grande do Sul

Oficina de Audiovisual conta narrativas da juventude no Santo Afonso

Silêncio no set… Gravando! Ensinar os elementos que compõe o audiovisual num curto espaço de tempo não é tarefa fácil, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Abordar a narrativa do próprio bairro por meio da percepção dos jovens da Base Pronasci, no bairro Santo Afonso, é a ideia lançada pela oficina em execução pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), que terá sua formatura na próxima quinta-feira, dia 28, às 18h30. O projeto integra o componente Prevenção à Violência do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI).

Os trabalhos finais feitos pelos estudantes serão apresentados no dia da formatura. A turma da manhã fez um ensaio de fotos na Praça da Juventude para falar a respeito do que é ser jovem. Já os alunos da tarde gravaram um documentário para mostrar a realidade do bairro, pelas histórias contadas por eles mesmos. “Os jovens realizaram imagens de apoio do bairro e vão poder mostrar esse outro lado, por exemplo, de como é ser jovem aqui, da vivência e, o mais legal, a partir da própria percepção deles”, disse a educadora social Mirela Moura.

Com olhar atento ao movimento das câmeras e aos questionamentos, a estudante Jenniffer Hatzenbergr,15 anos, enfatizou que hoje não consegue nem olhar mais televisão, sem cuidar o enquadramento. “Este é o primeiro curso que eu faço. Eu nunca tinha pensado fazer nada nesta área antes. Além disso, aqui fiz novos amigos e vi uma oportunidade para o futuro”, contou ela.

Já para o jovem Wendrio Lisott,13 anos, que descobriu a oficina por meio de um amigo, é fundamental ter estes espaços de aprendizagem nos bairros para os jovens. “É legal que a gente se sinta valorizado. Também, nunca tinha tido contato com produção audiovisual, câmeras e essas coisas. Entretanto, foi uma experiência muito bacana porque pode fazer isso com meus amigos e aqui no território”, finalizou.

Botão Voltar ao topo