Geral

Odonto Araraquara mantém tradição de apadrinhamento dos calouros

Ingressantes são acolhidos por meio de palestras e atividades interagindo com os veteranos

O acolhimento e a recepção aos calouros e a suas famílias é uma prática antiga na Faculdade de Odontologia de Araraquara, com o apadrinhamento dos ingressantes pelos alunos do segundo ano.

Durante muito tempo essa atividade foi realizada de maneira informal, porém em 2008 ela foi oficializada por meio do Projeto de Evento Acadêmico intitulado “Acolhimento aos ingressantes na Odonto-Araraquara: Faça parte desta história!”, recebendo na época suporte financeiro da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex).

Desde 2014, este projeto deixou de se enquadrar no perfil de projetos de eventos da Proex, e as atividades continuaram sendo mantidas com a colaboração de uma equipe de funcionários técnico-administrativos, docentes e discentes voluntários que compõem uma comissão denominada Comissão de Recepção aos Alunos Ingressantes da Faculdade de Odontologia de Araraquara. O objetivo principal desta prática de acolhimento aos calouros é fazer com que eles se integrem à comunidade da qual começam a fazer parte de forma natural e saudável, incluindo também a recepção às famílias.

Desde 2016, quando a matrícula passou a ser online, foi instituído o “Dia de Recepção aos Pais e Calouros da FOAr”, o que é realizado na semana anterior ao início das aulas. Todos os alunos matriculados recebem um e-mail convidando-os para que eles e suas respectivas famílias participem desta recepção e, neste dia, os estudantes e seus familiares são recebidos com um café da manhã e a seguir faz-se uma apresentação da direção e da coordenação do curso da faculdade. Neste dia também abre-se a palavra aos familiares para que possam se manifestar e tirar dúvidas e as famílias são levadas para uma visita aos ambientes da faculdade para que possam conhecer o local onde seus filhos passarão os próximos cinco anos.

A experiência tem mostrado que a realização deste “Dia de Recepção” é muito importante para evitar o distanciamento entre a família e a faculdade. Neste ano, uma palestra intitulada “O papel da família na vida do universitário” foi ministrada aos pais, pela psicóloga Taísa de Souza, que faz parte da equipe do Cenpe (Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência “Dante Moreira Leite”), unidade auxiliar da Faculdade de Ciências e Letras do câmpus de Araraquara.

Tradição do chapéu

Uma programação especial é elaborada na primeira semana de aula para promoção de uma maior integração dos calouros com a comunidade, especialmente com seus colegas veteranos.

Nesta semana, os ingressantes realizam atividades que estimulam a solidariedade, a cidadania, a autoestima e são realizadas com o objetivo de proporcionar bem-estar e conscientização sobre direitos, deveres e responsabilidades do estudante universitário da Unesp. Também são repassadas orientações sobre o repúdio à prática do trote violento, proibido na Universidade.

A Faculdade de Odontologia de Araraquara conta também com a “Tradição do Chapéu”: no primeiro dia de aula, os calouros recebem um chapéu branco com o logotipo da faculdade, que deve ser usado neste período inicial de adaptação para permitir a sua identificação como aluno ingressante da FOAr em todos os ambientes, inclusive na faculdade, integrando-os à comunidade e identificando-os.

Em 2019, a Faculdade de Odontologia de Araraquara foi contemplada com o edital dos programas “Educando para a Diversidade” e “Bem Viver para Tod@s”, que visa o acolhimento e a integração de alunos ingressantes nas unidades. O edital faz parte do Convênio Unesp-Santander.

A Comissão de Recepção elaborou também um cronograma com atividades/palestras durante o ano todo, viabilizando a adaptação e a manutenção da saúde dos alunos.

Entre as primeiras atividades, foi programada uma roda de conversa entre os ingressantes e os alunos do 5º ano para troca de experiências em relação à superação de dificuldades no ambiente universitário e também uma palestra com Sérgio Russi, professor emérito da faculdade, que compartilhou com os estudantes a sua vivência como estudante e docente da FOAr.

Todas estas ações têm a intenção de receber da melhor forma nossos calouros e a cada ano novas ideias surgem para melhora deste importante projeto de apadrinhamento.

Botão Voltar ao topo