Geral

Odonto e Ciências Agrárias são destaques da Unesp no QS ranking

Universidade está entre as 10 melhores instituições do Brasil em todas as áreas analisadas

A nona edição do QS World University Rankings by Subjects foi publicada nesta terça-feira (26). Os resultados deste ano incluíram 1.222 universidades, de 153 locais, avaliadas em 48 disciplinas em cinco grandes áreas do conhecimento. Os resultados deste ranking visam auxiliar os estudantes a identificar as principais universidades do mundo em suas áreas de interesse.

Das 1.222 universidades avaliadas de diversos países, 92 foram brasileiras, sendo o Brasil o décimo país com maior número de instituições avaliadas. O Gráfico 1 apresenta a distribuição dos dez países com mais representantes no ranking.

A Unesp figurou em todas as cinco grandes áreas avaliadas pelo QS: Artes e Humanidades (401 – 450); Engenharia e Tecnologia (338); Ciências da Vida e Medicina (357); Ciências Naturais (294) e Ciências Sociais e Administração (401-450). Em relação ao desempenho do ano anterior, a Unesp obteve melhor posicionamento em três das cinco áreas avaliadas. A Tabela 1 apresenta a comparação das classificações.

Na classificação geral por disciplina, Odontologia obteve a 42ª posição e Ciências Agrárias se posicionou entre 101-150. Ainda de acordo com o QS, a Unesp está entre as dez melhores instituições de ensino superior do Brasil em todas as áreas analisadas.

Sobre a metodologia

O QS World University Rankings by Subject classifica as principais universidades do mundo em áreas temáticas individuais, cobrindo 48 disciplinas.

Cada um dos rankings é compilado usando quatro fontes. Duas delas são as pesquisas globais da QS relacionadas à coleta de opiniões de acadêmicos e de empregadores, as quais são usadas para avaliar a reputação acadêmica e empregabilidade, respectivamente. Os outros dois indicadores, que são o número de citações por publicação e o índice “h”, são provenientes do banco de dados Scopus da Elsevier.

Estes quatro indicadores são combinados, com pesos diferentes para cada área do conhecimento, para produzir um score final que é utilizado para posicionar as universidades no ranking. A seguir, segue a lista dos indicadores utilizados neste ranking.

Botão Voltar ao topo