Geral

Summer School: três dias de muito aprendizado

Evento abordou diferentes assuntos e tendências do mercado tecnológico

Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, cerca de 100 alunos de diferentes graduações participaram do Summer School, evento que ocorreu no Instituto Tecnológico de Semicondutores da Unisinos (itt Chip). O encontro foi uma das ações promovidas pelo Student Branch IEEE Unisinos para 2019.

O Summer School foi uma série de minicursos e palestras com assuntos pertinentes a graduação, no qual os participantes aprenderam de forma prática e didática, conteúdos recentes e inovadores da área. O evento contou com os patrocínios das empresas instaladas no Tecnosinos, SKA e COMSOL, além do itt Chip.

Veja os assuntos abordados durante o Summer School:

Linux Embarcado: minicurso com conteúdo extensivo a graduação, onde os alunos que não conheciam a interface do sistema operacional, aprenderam o básico e como programar um Raspberry: computador de baixo custo e que tem o tamanho de um cartão de crédito. Para usá-lo, é necessário plugar o item a um teclado, mouse e monitor. O minicurso foi ministrado pelo Coordenador da Engenharia Elétrica, Lucio Prade, e contou com o apoio da empresa incubada no Tecnosinos, SKA.

COMSOL: curso sobre software para simulação multifísica, ou seja, os alunos tiveram a oportunidade de simular várias leis da física ao mesmo em um objeto desenhado pelo usuário. Essa prática, que é ideal para TCCs e projetos de pesquisa, foi ministrada por um instrutor da empresa COMSOL, o engenheiro Luís Cassias Pereira, que além de participar da aula, forneceu licença de aplicação por mais 21 dias depois do curso para os estudantes.

Semicondutores, Mercado e Tendências: palestra que contou a história, dados de mercado e tendências dessa área, abordando diferentes processos de fabricação ao longo da apresentação. O momento foi ministrado pelo professor do Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica, Carlos Alberto Cima.
MATLAB e Simulink: minicurso no qual os alunos puderam aprender mais sobre MATLAB (software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico) e Simulink (ferramenta para modelagem, simulação e análise de sistemas dinâmicos). O ministrante foi o professor do Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica, Sandro Binsfeld.

Redes para IoT: palestra sobre um dos pilares da indústria 4.0, as redes para IoT. Durante a palestra, o coordenador Lucio Prade explicou sobre o que se tratava o tema, detalhando as diversas topologias com suas vantagens, desvantagens e aplicações.

Botão Voltar ao topo