NotíciasRio Grande do Sul

Espaço de exposição de uvas encanta visitantes na Festa em Caxias do Sul

Atração, no Centro de Eventos, registrou grande movimento durante este sábado

A exposição de uvas, localizada no Centro de Eventos, é uma das atrações mais procuradas pelos visitantes da Festa Nacional da Uva 2019. Neste sábado (02/03), o espaço ficou lotado e encantou quem passava por ali. São 13 variedades de uvas produzidas por 279 agricultores, que se inscreveram para participar através da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).

Vilma Zanatta e Ceni Fontanella também são agricultoras da região Norte do estado e ficaram fascinadas pelas uvas produzidas em Caxias do Sul.

“Muito bonitas. Esse cheirinho que fica nesse espaço atrai e nos dá muita vontade de comer uva. Com certeza, vamos levar umas pra casa”, contou Ceni.
Já Rackel Kalil também quis levar outras lembranças da exposição e tirou muitas fotografias das frutas. “É a primeira vez que eu venho e estou encantada. Essa Festa está muito bacana. Além disso, as uvas estão lindas e muito saborosas”, relatou.

O aposentado Rubens Perufo, de Bento Gonçalves, trouxe a família e a primeira parada foi na exposição.

“Em relação ao ano anterior, está bem mais organizado, mais amplo, mais distribuído. Tem mais variedades de uvas também. Tá bonito de ver”, comentou.

Neste ano, as uvas ficaram em uma estrutura de madeira rústica, sem fechamento em vidro, como era feito nas últimas edições. A ideia teve a intenção de resgatar o conceito utilizado nas primeiras festas, quando a uva ficava mais acessível ao visitante.

“Esse momento é muito importante, que é o de valorizar o agricultor, o nosso produto e a nossa rainha que é a uva. A exposição é a oportunidade de trazer o produtor pra dentro da Festa e mostrar a nossa qualidade, a qualidade dos produtos aqui de Caxias do Sul”, descreveu a titular da Smapa, Camila Sandri Sirena.
A exposição pode ser visitada no Pavilhão Nostra Itàlia (Centro de Eventos), de segunda a quinta-feira, das 11h às 22h, e nas sextas, sábados e domingos das 11h a 1h, até 10 de março.

Jantar de premiação

As uvas expostas foram avaliadas por uma comissão de profissionais do segmento, como enólogos, agrônomos e representantes de sindicatos. Foram levados em conta diversos critérios como sanidade, uniformidade de maturação, tamanho, presença de resíduos e impurezas, além do efeito visual, entre outros. Dos 279 agricultores, 27 foram os vencedores da exposição de uvas.

Um jantar de premiação foi realizado na última quarta-feira (27/02). Os premiados ganharam uma viagem para Mendoza, na Argentina, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (FMDR), gerido pela Smapa.

Botão Voltar ao topo