NotíciasRio Grande do SulVariedades

Exposição “Placentária” abre ao público na próxima semana na Casa da Cultura

Mostra reúne obras de 38 artistas mulheres, que se preocupam em dar voz às minorias

A Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, de Caxias do Sul, recebe a exposição “Placentária”, a partir do dia 8 de março (próxima sexta-feira). Com curadoria de Ana Zavadil e participação da curadora-assistente, Letícia Lau, a mostra reúne trabalhos de 38 artistas mulheres que têm a preocupação em dar voz e visibilidade às minorias. O vernissage inicia às 19h, com entrada gratuita.

Segundo Ana, a instalação se reveste de características abrangentes e, não, somente, à exibição das criações.

“A exposição não é temática. Cada obra representa questões particulares investigadas por cada artista, originadas a partir de critérios variados e que podem apresentar afinidades artísticas ou temáticas, discutir questões políticas ou sociais e, ainda, que podem ser voltadas para vivências pessoais e autobiográficas”, comenta.

O título “Placentária”, palavra exclusivamente feminina, tem origem no “Manifesto por uma arte Placentária”, da artista Umbelina Barreto. O documento estará disponível impresso junto à exposição. O projeto tem como objetivo inserir peças no contexto institucional, como, por exemplo, dentro de museus, para uma perspectiva crítica do visitante.

A mostra pode ser visitada até o dia 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 10h às 16h.

Botão Voltar ao topo