Novo HamburgoRS

Noite de formatura do Audiovisual em Novo Hamburgo

Estudantes da oficina lançaram documentário e exposição fotográfica Somos Nós

O último dia de fevereiro foi reservado para celebrar a formatura da oficina de Audiovisual em execução pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), que ocorreu na Base Pronasci, no bairro Santo Afonso. Após aprender os conceitos de fotografia, roteiro, gravar e entre tantos assuntos que envolvem a juventude, os jovens celebraram as suas primeiras grandes produções. Aos poucos foram chegando na Rua Buenos Aires, 217, acompanhado pelos pais, responsáveis e amigos. A noite era deles, era o Oscar para esses alunos que trabalharam muito e contaram suas narrativas a partir dos seus olhares.

A juventude do bairro foi contada por meio de dois produtos: ensaio fotográfico e documentário. O trabalho foi desenvolvido pelos próprios estudantes. Durante a cerimônia de entrega de certificados os alunos contaram como foi essa experiência. O participante Dennis Felipe Freitas, 15 anos, destacou que foi uma experiência grande e que pretende continuar se qualificando. “Tivemos que pesquisar muito desde a parte de fotografia até sobre o bairro. Eu vi que tem muito mais a aprender e quero continuar porque me interesso pela parte de design gráfico. Também foi importante porque pudemos falar sobre nós”, disse.

O estudante Paulo César Wilbelinger Martins, 15 anos, contou que os jovens foram até a Praça da Juventude para fazer fotos e retratar como é ser jovem na localidade e, além disso, enfatizou a importância da oficina. “Assim como nós, outros jovens estavam participando de projetos e outros apenas aproveitando o espaço que temos aqui no Santo Afonso. Queríamos mostrar uma realidade diferente do que vemos muitas vezes. Também, é legal que existam estes ambientes para a gente vir porque tem os professores que nos auxiliam na nossa construção e, além disso, não estamos só em casa”, falou.

Para o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, foi um momento para conhecer quem eram estes jovens e reforçou que não há como crescer sem conhecimento. “Vocês fazem parte deste lugar, dessa história. Perceberam na abertura da lente que é possível ampliar e ir mais longe. Talvez não agora, mas em algum momento teremos que ir. Aqui é o lugar de vocês e todos têm um potencial gigante. Vamos marcar um encontro para que vocês conheçam a secretaria e os vínculos não se percam”, disse.

A educadora social da oficina Mirela Beatriz Moura ressaltou que ela abriu apenas uma fresta do que é o universo da comunicação. “Eu agradeço aos pais e a vocês pela confiança. Todos são excelentes comunicadores e têm muito potencial. Vocês aprenderam a olhar o mundo de uma forma diferente e sabem que podem sempre contar comigo”, finalizou. A oficina de Audiovisual faz parte do componente Prevenção à Violência do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), executado pela Prefeitura e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios