NotíciasRio Grande do Sul

Publicidade do calçado da década de 1960 é tema de exposição

Materiais fazem parte do acervo do Arquivo Público Municipal e estarão em exibição no Hall do Centro Administrativo Leopoldo Petry

Até o dia 15 de março, o Hall do Centro Administrativo Leopoldo Petry recebe a exposição “Propaganda do Calçado nos anos 60”, organizada pelo Arquivo Público Municipal de Novo Hamburgo. A mostra promovida pela Secretaria Municipal de Cultura reúne materiais publicitários do auge da indústria calçadista da cidade.

O período das publicidades escolhidas marca uma época onde a cidade abriu caminho à exportação, ampliou seu alcance – ditou, criou e lançou tendências no Brasil e no mundo. A indústria calçadista marcou profundamente a história do município, tanto é que até hoje a cidade é conhecida como “a capital nacional do calçado”.

Para Ralfe Cardoso, Secretário Municipal de Cultura, “resgatar a história é fundamental para qualquer escolha que fazemos” Ele ainda completa que “nesse sentido, nosso Arquivo Publico, propõe uma mostra importante sobre a forma de comunicação do setor na década de 60. Estamos democratizando a informação”.

O material da exposição reúne publicidades veiculadas no Jornal NH durante a década de 1960. A proposta é analisar o papel que a cadeia produtiva ligada ao couro e o calçado teve na formação de uma espécie de “alma” econômica que persiste na essência dos negócios e na imagem que a cidade ainda hoje espelha para todo o país.

Paulo Spolier, Historiador vinculado ao Arquivo Publico Municipal, lembra também que “no início da década de 1960, Novo Hamburgo já estava consolidada como uma grande cidade industrial. Lançado naquele ano, o Jornal NH trouxe uma série chamada ‘O bom calçado de Novo Hamburgo’, que trazia publicidade dos principais fabricantes e marcas da indústria calçadista local, dando visibilidade às empresas hamburguenses”. A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e a visitação é gratuita.

Sobre o Arquivo Público Municipal

Fundado no ano 2000, o Arquivo Público de Novo Hamburgo é composto pela hemeroteca, com coleções dos Jornais O 5 de Abril, Gazeta de Novo Hamburgo, Jornal Hamburguês e Jornal NH, além de documentos de entidades comunitárias, fotografias, relatórios, livros de registros, biblioteca de apoio e cadernos especiais. Em maio de 2017, o Arquivo Público Municipal recebeu o reconhecimento do Conselho Nacional de Arquivos. Desde então, o Arquivo de Novo Hamburgo faz parte do Cadastro Nacional de Entidades Custodiadas de Acervos Arquivísticos (CODEARQ). Além de manter e preservar documentos e registros históricos da cidade, o Arquivo Público Municipal oportuniza o acesso da população a este acervo. Isso inclui registros e dados não só da administração pública, mas também de diversas empresas antigas cuja documentação está preservada, tanto de Novo Hamburgo como da região.

SERVIÇO

  • Exposição: “Propaganda do Calçado nos anos 60”
  • Data: Até o dia 15 de março de 2019
  • Local: Hall do Centro Administrativo Leopoldo Petry (2º andar) – Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos
  • Horário de Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Botão Voltar ao topo