VINHO: TENDÊNCIAS NA 25ª EDIÇÃO DA PROWEIN ALEMANHA

A ministra federal alemã para Agricultura, Julia Klöckner, abriu oficialmente a 25ª edição do ProWein, que começou ontem em Düsseldorf e vai até amanhã

Este ano marca 25 anos de ProWein, que cresceu de apenas 321 expositores para quase 7.000 hoje.

A abertura da feira foi marcada com uma cerimônia no dia 17 de Março com a presença do ministro federal Klöckner, da embaixadora francesa Monika Reule (diretora do Instituto Alemão do Vinho), da rainha do vinho alemã Carolin Klöckner, Thomas Geisel e Werner M. Dornscheidt (presidente do conselho executivo da Messe Düsseldorf).

Durante um breve discurso, o Ministro Klöckner sublinhou o valor do ProWein, destacando a importância da indústria do vinho e das bebidas espirituosas para as economias locais e nacionais, mas também para a cultura.

“A viticultura molda a paisagem de regiões inteiras aqui na Alemanha”, a Sshe Wine também sempre carrega o sabor de suas origens com ela na garrafa. E, no entanto, ao mesmo tempo, a viticultura também está se tornando mais internacional, inovadora e digital.

“O campo enfrenta enormes mudanças, tanto de eventos externos como mudanças climáticas e correntes internas, como a mudança de atitudes por parte da geração mais jovem. Acima de tudo, os anos que passaram tiveram uma qualidade cada vez melhor, combinada com expectativas crescentes por parte dos consumidores ”.

A feira vai até terça-feira, 19 de março, com mais de 6.900 expositores de 70 países, apresentando mais de 60.000 visitantes da indústria.

Tendências ProWein 2019

—  Por Peer F. Holm
Peer F. Holm, Presidente do Sindicato dos Sommelier da Alemanha

No ano passado, pedimos predominantemente aos sommeliers da Alemanha que expressassem suas opiniões sobre o tema das “tendências”. As respostas já mostraram que as tendências são tão diversas quanto o mundo em que vivemos.

Por ocasião do 25º aniversário da ProWein, a principal feira do mundo quando se trata de feiras de vinhos e bebidas espirituosas, perguntei aos meus colegas das associações internacionais de sommeliers, com os quais estamos associados como Sommelier Union Germany através da associação mundial ASI (Association de la Sommellerie Internationale / www.asi.info), sobre suas impressões.

Aqui, claro, influências completamente diferentes se tornam aparentes. Além das preferências básicas em relação à cultura de bebidas em cada país, aspectos gastronômicos e puramente econômicos também desempenham um papel. O que é comido onde e como, e quais são os canais de comércio (tradicionais).
Portanto, as tendências apresentadas pelos colegas sommelier internacionais são ainda mais diversas do que do ponto de vista das perspectivas alemãs. Ao mesmo tempo, também pode ser visto claramente que o Sommellerie não se limita ao vinho como uma área de responsabilidade, no entanto, está preocupado com toda a variedade de bebidas. Tendências da indústria de bebidas espirituosas, do setor de bares e da cena da cerveja artesanal também estarão em exibição. Da mesma forma que acontece na ProWein, com o show especial “same but different”.

Com os sommeliers internacionais, os conhecedores de seus países terão sua opinião. É até possível que você tenha ideias sobre como expandir ou reprojetar sua própria gama de bebidas. E isso certamente será tudo, menos chato. Você pode esperar pelo que nossos colegas de todo o mundo têm a dizer!

Peer F. Holm
Presidente do Sindicato Sommelier Alemanha

Arquivo em PDF

As tendências mais importantes estão disponíveis como arquivo PDF. Em idioma inglês.

Sair da versão mobile