NotíciasPorto AlegreRio Grande do Sul

Trote Solidário do SIMERS acontece em São Leopoldo nesta sexta-feira e sábado

São Leopoldo recebe nesta sexta-feira (22) e sábado (23), as atividades da primeira etapa do Trote Solidário 2019, uma iniciativa do Simers, por meio do seu Núcleo Acadêmico. A campanha envolverá cerca de 60 estudantes de medicina da Unisinos. As ações incluem doação de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza em diversos supermercados. Neste ano, também serão arrecadadas tampinhas de garrafas PET, que serão enviadas para o Instituto do Câncer Infantil.

O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Neste ano, o Trote Solidário irá envolver 19 faculdades de Medicina do Estado. Além de São Leopoldo, as atividades ocorrerão em Lajeado, Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Santa Maria, Rio Grande, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Erechim e Uruguaiana.

Na edição de 2018, houve um crescimento de 30% nas doações de sangue: foram 947, que beneficiaram aproximadamente 4 mil pessoas (cada bolsa pode ajudar até quatro pessoas). Na arrecadação de alimentos não-perecíveis, foram 56,8 toneladas, um crescimento de 60%. Os donativos foram encaminhados ao Banco de Alimentos e beneficiaram mais de 113 mil pessoas.

O diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius Souza, ressalta que o Trote Solidário busca dar uma alternativa à violência, ao assédio e à humilhação dos trotes “sujos” que marcam negativamente um dos momentos mais importantes da vida do estudante. “O Trote Solidário é um atestado de que empatia, solidariedade e pensar no próximo são sentimentos e ações inerentes ao comportamento humano e contagiosas, que devem sempre ser estimuladas e valorizadas, sendo capazes de provocar mudanças imensas na sociedade”, afirma.

A campanha – Desde 2008, o Trote Solidário é uma parceria com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. Durante todas as edições do Trote Solidário foram alimentadas mais de 432 mil pessoas com arrecadação de alimentos e mais de 18 mil vidas receberam doações de sangue.

Confira a programação de São Leopoldo:

Universidade participante: Unisinos

Datas: 22 de março (bancos de sangue) e 23 de março (coleta de alimentos)

COLETA DE SANGUE

O município não possui banco de sangue. Os bixos farão a doação em cidades vizinhas.

COLETA DE ALIMENTOS

  • Macromix Atacado – Av. João Corrêa, 1.827
  • Nacional- Rua São Joaquim, 1.200
  • Rissul/Unidasul (filial 2) – Av. Feitoria, 350
Botão Voltar ao topo