Geral

Fiocruz recebe a visita do ministro de Saúde do Paraguai

O ministro de Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, e o Consul-Geral do país estiveram na Fiocruz, nesta quinta-feira (21/3), para uma reunião com a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, e outros representantes da instituição. Na ocasião foram discutidos a cooperação em saúde entre o Paraguai e Fiocruz. A parceria entre o país vizinho e a Fundação é histórica e remonta aos trabalhos do patrono Oswaldo Cruz. “A Fiocruz faz 120 anos no próximo ano e é importante ressaltar seu papel como uma instituição de ciência não só do Brasil, mas da região”, afirmou a presidente da Fundação.

Entre as cooperações já em curso entre a Fiocruz e o Paraguai estão a Rede de Escolas Técnicas de Saúde (Rets), a Rede de Institutos de Saúde (Rins) e a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH). Além das redes, os países também possuem cooperações bilaterais, principalmente no que diz respeito à vigilância de epidemias nas fronteiras. “O Paraguai precisa se orientar mais para a região e a Fiocruz é um parceiro estratégico”, declarou o ministro, que pretende estreitar os laços após esta visita.

Após a reunião com a presidente, o ministro visitou instalações técnicas da Fundação e reuniu-se com representantes do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), do Instituto Tecnológico de Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), das vice-presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic).

Botão Voltar ao topo