Geral

Tecpar lidera debate sobre governança em cidades digitais

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) liderou o debate sobre governança em sociedades digitais nesta sexta-feira (22), segundo e último dia de programação do Smart City Expo Curitiba 2019, maior evento internacional sobre cidades inteligentes do mundo.

Cerca de 900 pessoas acompanharam a sessão dirigida pelo diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, com o tema “Transições e interrupções na gestão da cidade em uma sociedade digital”, que contou com a participação de profissionais que atuam em diferentes áreas relacionadas à implantação e desenvolvimento de cidades inteligentes.

De acordo com o Cammarota, o Tecpar, como indutor do desenvolvimento e da inovação no Paraná, tem a responsabilidade de fomentar a transformação tecnológica nas cidades e contribuir para a implantação das smart cities, dentro de sua área de atuação. “Este pode ser um direcionador de mudança para projetar e construir governos locais mais eficientes e serviços públicos mais responsivos”.

O debate abordou como a transformação digital pode ser um direcionador de mudança para projetar e construir governos locais mais eficientes e serviços públicos mais responsivos. Entre os temas estão laboratórios públicos, laboratórios vivos, tecnologia cívica, estratégias das cidades inteligentes, big data, gerenciamento e análise de dados, cidade em tempo real, governo aberto, governança inteligente e governança metropolitana.

Segundo Fábio Luiz Conte, consultor sênior da iCities, organizadora do Smart City, sete aspectos devem estar inseridos nos projetos de cidades inteligentes: social, institucional, ambiental, cultural, tecnológico, econômico e urbano.

Conte ressaltou que a grande quantidade de pessoas presentes no evento – 6 mil aproximadamente, mostra crescente interesse pelo tema. “Somos nós, os cidadãos, que estamos fazendo as cidades inteligentes. Precisamos divulgar o que estamos aprendendo aqui e contagiar as pessoas”, enfatizou.

Para o diretor-presidente do Tecpar, a integração dos diferentes aspectos que envolvem a implantação de cidades inteligentes é o principal desafio para a tomada de decisões.

INTEGRANTES – Também participaram da sessão o diretor da Escola de Governo, Política e Relações Internacionais da Universidade Austral (Argentina), Alfonso Santiago; o prefeito de Aparecida de Goiânia (GO), Gustavo Mendanha Melo; o diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro (ITS); Fabro Steibel; o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Rafael Colere Posseti.

Botão Voltar ao topo