NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo inicia Olimpíada Escolar 2019

Com direito à demonstração das modalidades, desfile das delegações e acendimento da pira, alunos das escolas de Novo Hamburgo participaram da cerimônia de abertura da Olimpíada Escolar 2019. O palco do evento que reuniu representantes das redes municipal, estadual e privada, além de jovens atletas e autoridades, na tarde de quinta-feira, 29 de março, foi o Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto. “O esporte tem a capacidade de transformar a realidade de crianças e jovens”, resumiu o vice-prefeito Dr. Antônio Fagan.

Organizada pela Prefeitura, a partir das secretaras de Esporte e Lazer (SMEL) e de Educação (SMED), a competição acontecerá entre os meses de abril e outubro com etapas em diferentes espaços da cidade. “É muito importante esta troca entre alunos de diferentes bairros e escolas. O esporte nos ensina muitas coisas, entre elas a ganhar e a perder”, disse a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Mais de 6 mil alunos participaram da edição do evento este ano

Os jogos reúnem alunos das três redes de ensino da cidade e, neste ano, deverá envolver cerca de 6,5 mil competidores. Para 2019, farão parte da Olimpíada Escolar as seguintes modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Punhobol, Rugby, Tênis, Voleibol, Xadrez com a inclusão da modalidade Tênis de Mesa. “A Olimpíada Escolar é um investimento que fazemos no incentivo da prática esportiva e na formação de jovens atletas que podem ser revelados”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Jorginho Schmidt. As novidades deste ano serão os Jogos Esportivos Escolares (JEE) na categoria Sub-9, a categoria livre (sem limite de idade) para as modalidades de Tênis de Mesa e Xadrez, além da regionalização do Xadrez, que também não terá limites de inscrições.

Homenagem

Como forma de celebrar o talento de jovens hamburguenses, o acendimento da pira olímpica, que encerrou a cerimônia, ficou a cargo de atletas que estão se destacando em competições nacionais e internacionais. Participaram o tenista Gustavo dos Santos, a nadadora Paola Schiavon, o judoca Pedro Dobner, Rayssa de Oliveira, do atletismo e Arthur Holtz, do punhobol.

Botão Voltar ao topo