NotíciasRio Grande do Sul

Placas são instaladas alertando sobre o descarte irregular de resíduos

Novo Hamburgo – Com a frase “O lixo que você joga no chão não fala, mas ele diz muito sobre você. Os locais corretos para o descarte são os ECOPONTOS”, a prefeitura começou a instalação de placas em vários pontos do município, como forma de orientar e conscientizar a população que descarta irregularmente resíduos. As placas medem dois metros de altura por três de comprimento e indicam os números para denúncias, que podem ser feitas para a fiscalização ambiental ou Guarda Municipal. A ação é uma parceria das Secretarias de Obras, Públicas, Serviços Urbanos e Viários e de Meio Ambiente.

Inicialmente, quatro pontos do município receberam as placas. São eles: Rua Juarez, no bairro Canudos, a Estrada Presidente Lucena no cruzamento com a Rua Boa Saúde, no bairro Rincão, a Estrada da Integração Leopoldo Petry, na rótula localizada no bairro Santo Afonso, e a Rua Pastor Gustavo Nordlund, esquina com a ERS 239, no bairro São José. “Precisamos que a população nos ajude a manter os espaços públicos limpos e agradáveis. Estamos realizando a revitalização de locais, plantando mudas de árvores e flores, em áreas recorrentes de depósitos de lixo. Vamos fazer uma cidade melhor!”, declarou o secretário de Obras, Raizer Ferreira.

Descarte correto

O depósito irregular de lixo é crime ambiental de acordo com a Lei nº 9.605/98, passível de punições. A população hamburguense pode contribuir com uma cidade melhor e minimizar os problemas com lixo, sendo consciente no destino dos materiais. A Prefeitura disponibiliza dois ecopontos para o descarte correto dos resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas autorizadas.

Ecoponto Zona Leste (Canudos)
Endereço: Rua Dublin, 809;
Tipos de Resíduos: Resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas autorizadas.

Ecoponto Zona Sul (Santo Afonso)
Endereço: Avenida Montevidéo, 520;
Tipos de Resíduos: Resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas autorizadas.

Números para denúncias
Para contribuir no combate aos descartes irregulares, a população pode denunciar, em caso de flagrante, por meio do telefone da fiscalização ambiental no número 3097-1990, e no plantão pelo celular 99645-7266.

Botão Voltar ao topo