NotíciasRio Grande do Sul

Sinal verde para o cercamento eletrônico do Vale do Rio do Sinos

Em reunião ocorrida na segunda-feira, 22, a prefeita Fátima Daudt recebeu do vice-governador, delegado Ranolfo Vieira Junior, a garantia de que foram superados todos os entraves para a liberação dos recursos necessários para a implantação do cercamento eletrônico do Vale do Rio do Sinos. No encontro, ocorrido em Porto Alegre, a prefeita de Novo Hamburgo representou os seis municípios (Campo Bom, Dois Irmãos, Lindolfo Collor, São Leopoldo, Sapiranga e Novo Hamburgo) beneficiados, uma vez que ela é a atual presidente da AMVARS. A reunião também contou a participação da prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva.

De acordo com Ranolfo, a planilha detalhando o investimento será preenchida e enviada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) ainda na segunda-feira. A partir de então, será possível dar andamento na liberação da verba e, posteriormente, na contratação dos serviços da empresa vencedora da licitação para a implantação do sistema.

O avanço só foi possível graças à mobilização conjunta de estados em municípios. Recentemente, Fátima esteve em Brasília, onde tratou pessoalmente desta questão junto ao secretário adjunto da Senasp. No RS, Ranolfo foi o responsável pela articulação visando destravar todos os trâmites burocráticos relacionado ao cercamento eletrônico.

A expectativa de todos é que o sistema possa estar operando com plena capacidade até o final de 2019. Para tanto, é necessário que sejam cumpridas todas as etapas de instalação e testes, bem como garantido o espelhamento das imagens no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP, em Porto Alegre.

Botão Voltar ao topo