NotíciasRio Grande do Sul

17ª Semana Nacional de Museus em Caxias do Sul

Promovida pela Secretaria da Cultura, evento conta com programação gratuita r começa no dia 12 de maio com apresentações artísticas, recitais e palestra

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Divisão de Museus, integra a programação da 17ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 12 a 19 de maio. O evento contará com apresentações artísticas, exposição e palestras em Caxias do Sul. A ação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em alusão ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, e se estende por todo o país. Neste ano, o tema do evento é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”.

A partir dessa temática, a Divisão de Museus buscou valorizar todos os museus municipais de Caxias do Sul, com atividades espalhadas por todos os seis espaços. A ideia é evidenciar não apenas a questão histórica e de memória, mas também apresentar novas maneiras de utilizar esses locais como centralizadores de formas de cultura.

“Vamos participar da semana contribuindo com os objetivos da proposta, de promover, divulgar e valorizar espaços museais, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Dentro desta perspectiva, a programação da Semana de Museus em Caxias do Sul é diversa nas ações e locais, conectando com o tema desta edição”, explica a diretora do setor, Daniela Fraga.
Além disso, a intenção é atrair novos públicos para os museus com uma programação que inclui: visita mediada na exposição “Brinquedos na Memória da Infância”, sessão de cinema infantil com o filme “Uma Noite no Museu” e Oficina de Criação Lúdica, recitais e atividade “Relato de Experiências de Vida” com grupo de idosos na Casa de Pedra.

Daniela também complementa que a proposta da semana já faz parte das ações da Secretaria da Cultura realizadas ao longo do ano.

“A ideia central do Ibram é de que ‘as instituições de cultura são espaços onde presente, passado e futuro estão em constante interação, mas sempre buscando manter e respeitar as singularidades de cada tempo e espaço’, e a Divisão de Museus acredita que ações em diversas linguagens artísticas, a exemplo do que já vem acontecendo através do Projeto Museu Arte Viva, por exemplo, dialogam com essa ideia”, salienta.
Confira a programação da 17ª Semana de Museus neste site.

Programação em Caxias do Sul:

12/05
Recital de Flauta e Violão com Dainer Schmidt e Marco Araújo, alusivo à Semana Nacional dos Museus
Memorial Atelier Zambelli – das 13h às 16h

13/05
Palestra sobre Tradições e Contemporaneidade com Profª Susana Gastal e Profº Marcelo Caon
Centro de Cultura Ordovás – das 20h às 21h30

14/05
Sessão de Cinema infantil com o filme “Uma Noite no Museu” com Oficina de Criação Lúdica
Museu Municipal – das 13h30 às 16h

15/05
Visita mediada pelo Setor de Educação Patrimonial à exposição “Brinquedos na Memória da Infância”
Museu Municipal – das 9h às 17h

16/05
Relato de Experiências de Vida com grupo de Idosos com Profº Doutorando Itamar Comaru –
Museu Casa de Pedra – das 14h às 16h

17/05
Mediação na Reserva Técnica da Divisão de Museus Municipais, treinamento para estagiários dos museus aberto a entidades interessadas
Museu Municipal – das 10h às 11h e das 14h às 15h

18/05
Apresentações artísticas no Monumento Nacional ao Imigrante – das 14h às 16h

19/05
Projeto Museu Arte Viva com Alan Pavan – Plano 13
Museu da Uva e do Vinho do Vinho Primo Slomp – das 13h às 16h

Botão Voltar ao topo