Serra Gaúcha

Horta Comunitária de Caxias do Sul beneficia 60 famílias

Usuários atendidos estão em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar

A Horta Comunitária ligada à gerência de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) está beneficiando 60 famílias em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar em seis áreas de cultivo. O objetivo do programa é resgatar a troca de conhecimento entre as pessoas e as comunidades, estimulando a adoção de hábitos saudáveis. A horta está localizada no Colina do Sol, abrangendo 4,73 hectares. O projeto funciona em parceria com o proprietário da terra e a Eletrobrás.

Luana Mugnaga, assistente social da Smapa, explicou o beneficio social do programa. “A horta contribui na ocupação benéfica de terrenos baldios ociosos em áreas urbanas, evitando contaminação e transmissão de doenças. Assim estas áreas ficam protegidas e conservadas”, argumentou. Os alimentos são produzidos a partir dos princípios de agricultura orgânica, sem inseticidas e fungicidas, garantindo uma melhor qualidade.

Horta Comunitária de Caxias do Sul - Horta Comunitária de Caxias do Sul beneficia 60 famílias

Conforme dados da Segurança Alimentar, 80% dos usuários são idosos aposentados ou que recebem o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) de um salário mínimo. Outros têm como renda apenas o Bolsa Família. Ivone Freitas de Jesus, 57 anos, moradora do Colina do Sol, planta na horta comunitária há uma década. Atualmente, ela cultiva tempero verde, alface e beterraba. Os alimentos orgânicos ajudaram ela a superar problemas de saúde como colesterol. “É muito bom comer o que a gente planta, sem agrotóxicos. Eu tinha vários problemas de saúde e depois que comecei a frequentar a horta, melhorei bastante”, contou Ivone. A maioria das famílias reside nos loteamentos Santa Fé, Colina do Sol e Vila Ipê.

Mais informações sobre o cadastramento na Horta Comunitária pelo telefone (54) 3211.5943.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios