Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Filhote de jacaré é resgatado pelo Mini Zoo de Canoas

A chuva forte que caiu na noite do domingo (5), levou ao Centro de Canoas um inusitado visitante: um filhote de jacaré-de-papo-amarelo. Encontrado próximo a uma das bocas de lobo da Rua Coronel Vicente, o animal foi capturado por moradores, que chamaram as autoridades para fazer o recolhimento.

A equipe do Mini Zoo de Canoas, com o veterinário Leandro Basile, foi até a casa do empresário Adilson Carmo, recolheu o animal e fez a soltura no Delta do Jacuí. Os animais adultos da espécie podem medir de 1,5 a 2 metros e possuem uma característica independente, afastando a hipótese de que outros filhotes ou jacarés adultos possam ter acompanhado.

“Para ele foi uma falta de sorte, a chuva que caiu deve ter desviado da rota normal. Não é possível precisar de onde ele veio porque a espécie é comum em todo o Rio Grande do Sul. Mas encontramos ele com boas condições de saúde e fizemos a reintrodução a natureza o mais rápido para que ele pudesse se alimentar”, afirmou o veterinário.

Segundo Leandro Basile, fazer a captura de répteis, mesmo que filhotes, traz riscos a quem se aventura. “Um funcionário meu encontrou o bicho na rua e trouxe para cá por volta da meia-noite, acionamos os bombeiros e as outras autoridades competentes para recolher o jacaré”, contou.

Além do empresário, seu filho Israel, de apenas 4 anos, também manuseou o animal. Apesar da pegada correta e dos dentes do animal terem pouco mais de dois milímetros, o veterinário chamou a atenção ao risco que toda mordida carrega. “Apesar da mordida não ter profundidade, ela tem muita força, além do movimento lateral que a espécie faz poder dilacerar a pele. O mais agravante é que toda mordida de réptil possui um nível alto de contaminação”, alertou.

O Mini Zoo de Canoas faz o resgate e a reabilitação de animais da fauna silvestre, é uma referência na região nessa área. Sempre que a população canoense encontrar um animal, pode ligar para o telefone do Mini Zoo: 99787-1078.

Botão Voltar ao topo