NotíciasRio Grande do Sul

Dia da Cidadania atrai quase 800 pessoas ao Restaurante Popular de Caxias

Usuários tiveram acesso a corte de cabelo, maquiagem e verificação de pressão arterial, entre outros

O clima de solidariedade e amor invadiu a rua Vinte de Setembro nesta segunda-feira (06/05). O Dia da Cidadania atraiu 793 pessoas ao Restaurante Popular em Caxias do Sul para serviços de cuidado pessoal, saúde e assistência social, como cortes de cabelo, maquiagem e verificação de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além de almoço. A atração musical ficou a cargo dos servidores Jair Andriguetti e Andrios Alves de Lima. O Restaurante Popular pertence à gerência de Segurança Alimentar e Inclusão Social da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).

“É um momento importante para oferecer serviços que muitas vezes as pessoas não têm acesso. Na primeira edição tivemos um retorno muito positivo e na segunda não foi diferente, resultando em um grande sucesso. Os usuários aproveitaram todas as atividades desse dia importante para nós”, avaliou a gerente de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos, Cristina Fabian Gregoletto. A organização do evento foi realizada também por Tainara Hanke, assistente social da Smapa.

Carlos Roberto da Silva, 55 anos, morador do bairro Rio Branco, participou das atividades. “Esse dia representa muita humildade e amor um pelo outro. Não importa a cor da pele ou etnia, todos entendem o objetivo do Dia da Cidadania e vivenciam um sentimento de gratidão inexplicável”, contou. Zeli Vieira da Silva, 86 anos, moradora do bairro Nossa Senhora de Lourdes, também gostou da ação.“É um dia que nos sentimos acolhidas. O carinho, amor e solidariedade toma conta das pessoas. Muito mais que apenas comida, recebemos sorrisos e gentilezas”, desabafou.

Ao todo, foram 150 cortes de cabelo, 80 verificações de pressão arterial, 100 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e 40 maquiagens. As coordenadorias da Juventude e de Acessibilidade também participaram da ação. Além disso, a atividade contou com sete voluntários. A próxima edição ocorrerá em 04 de novembro.

Botão Voltar ao topo