NotíciasRio Grande do Sul

Expansão da Rede MetroPOA para o Vale dos Sinos

Rede de alta velocidade beneficiará instituições de ensino e pesquisa da região

Nessa quarta-feira, 8/5, aconteceu a cerimônia de assinatura do contrato de cooperação da Rede MetroPOA para o Vale dos Sinos, fase II da Rede Nacional de Pesquisa. O evento teve início às 11h e foi realizado no Auditório da Unitec, junto ao Tecnosinos, no Campus São Leopoldo da Unisinos.

A Rede MetroPOA faz parte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Inaugurada em 2010 em Porto Alegre, agora, a iniciativa irá expandir seus cabos de fibra ótica para o Vale dos Sinos. Com isso, as instituições de ensino e pesquisa da região poderão desfrutar de acesso à internet em alta velocidade e colaborar entre si com a mesma qualidade de conexão oferecida na capital gaúcha.

A presidente do consórcio, professora Liane Tarouco, fez um breve histórico do MetroPOA falando dos processos criados, desde o início, que possibilitaram oferecer serviços que antes não eram possíveis de serem realizados. “Hoje nós temos uma nova fase começando, que de novo tem a Unisinos fazendo parte do projeto de forma inovadora, na assinatura desse contrato que ligará várias instituições”, afirmou.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb, agradeceu tudo o que a RNP tem feito pelo Estado para o desenvolvimento em rede. “Tenho profunda admiração pela RNP por tudo o que ela já entregou nesses quase 30 anos. Quando a rede surgiu, era quase uma ficção para nós, e hoje, nós temos como objetivo levar essa estrutura para todo o Rio Grande do Sul”, enfatizou.

O diretor geral da RNP, Nélson Simões, disse que estava muito feliz por estar na Unisinos. “Para RNP é um privilégio estar aqui nesse momento, porque aqui, com a professora Liane, nasceu a ideia da RNP. Hoje, é o início de um novo ciclo de uma cyber infraestrutura no interior do Estado, tão boa quanto a que temos na capital. O objetivo é criamos uma infovia para educação de qualidade no Brasil”, ressaltou.

O reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, saudou todos os presentes e afirmou que temos uma rede de redes. “Chegamos onde chegamos pelas nossas raízes, mas hoje, sem fibra óptica não conseguimos nos organizar como sociedade. Temos que gerar riquezas para dividir essas riquezas, e precisamos pensar como podemos contribuir enquanto universidades. Nossos parques tecnológicos agregam muito valor ao Estado, qualificando o Rio Grande do Sul com inovação tecnológica”, destacou.

Pelo acordo de cooperação técnica, a RNP cede ao provedor regional Adylnet um par de fibras ópticas em sua rede metropolitana em Porto Alegre, em toda a sua extensão, de cerca de 85 km. Em contrapartida, o provedor cede à RNP um par de fibras ópticas no trecho de longa distância, que passa por diversas cidades no Vale dos Sinos, entre Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo, compreendendo cerca de 100 km, o que duplica a extensão atual da MetroPOA.

A partir de 2019, a rede ligará um total de 28 instituições em 43 pontos diferentes, sendo nove novos locais na região metropolitana. As principais organizações que compõem a RNP são instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação, como universidades, institutos e unidades de pesquisa federais e estaduais, hospitais de ensino e museus. As instituições que assinaram o termo de cooperação e expansão durante o evento foram: RNP, UFRGS, Feevale, Unilasalle, Ulbra, Fundação Liberato, IFRS Canoas, IFSUL Sapucaia do Sul, Santa Casa e IFSul Gravataí.

Botão Voltar ao topo