Geral

Prefeito de Gramado palestra sobre a cidade do futuro

no

Com o tema “Gramado sempre à frente do seu tempo, projetando o futuro”, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) fez uma apresentação, na sexta-feira, 11, durante a programação do II Fórum Gramado de Estudos Turísticos. Em sua fala, o prefeito fez um breve histórico do surgimento da cidade e concluiu citando o projeto “Gramado Inteligente”, que tem feito com que o Município, que já é referência em turismo, venha se alinhando as questões tecnológicas.

Sobre a vocação turística de cidade, o chefe do Executivo destacou as boas referências que vieram dos primeiros veranistas. “Nós tivemos em Gramado veranistas brilhantes como é o caso de Oscar Knorr, que construiu o Parque Knorr, em 1940. Como sua esposa tinha dificuldades de locomoção, ele construiu a residência da família no ponto mais alto e com a melhor vista, para que ela pudesse apreciar as belezas da cidade”, destacou. Ele relembrou que o parque correu o risco de ser tomado por construções e por isso a Prefeitura decidiu tombá-lo.

O prefeito ressaltou também que todos os prédios construídos na cidade precisam homenagear a natureza e não o contrário. “Nós temos que preservar a nossa moldura verde sob pena de Gramado perder seu encanto”, enfatizou.

NÚMEROS

Durante a palestra, Fedoca Bertolucci apresentou números sobre o turismo em Gramado, que hoje representa mais de 86% da economia do Município. “O perfil do nosso visitante é muito variado de acordo com cada evento que acontece na cidade”, explicou.

Os números mostram que “Gramado in Concert”, recebeu 100 mil visitantes em 12 dias, a Páscoa movimentou 250 mil em 17 dias, a Festa da Colônia tem a previsão de 300 mil em sete dias. O Festival de Cinema deve receber 150 mil em oito dias, e o Natal Luz, recebeu no ano passado, 2,3 milhões de turistas em 83 dias, gerando dois mil empregos diretos e um lucro de quase R$ 8 milhões, com 98% de aprovação.

GRAMADO INTELIGENTE

O prefeito encerrou a apresentação mostrando o projeto “Gramado InteliGENTE”, concebido a partir dos fundamentos de uma Cidade Sensível ou Senseable City, que tem como foco facilitar a vida das pessoas, quer sejam moradores ou visitantes. No final de 2018, o Programa Gramado Cidade InteliGENTE foi transformado na Lei Municipal 3704/2018, que cria no Município um ambiente propício para a implementação de vários projetos voltados à inovação.

Botão Voltar ao topo