EducaçãoNotíciasRio Grande do Sul

Pró-Reitoria Acadêmica da UCS lança o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem

Evento de lançamento, realizado na tarde desta segunda-feira (13), precedeu a primeira das 12 oficinas de capacitação de professores para o uso do novo ambiente de aprendizagem da Universidade.

Enaltecendo a “atuação em sintonia e em diálogo” das equipes do Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais (CINTED) e da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTI), que trabalharam na preparação do novo ambiente virtual de aprendizagem da Universidade, a pró-reitora Acadêmica, Nilda Stecanela, agradeceu aos profissionais que, durante os últimos meses, se dedicaram a procurar as melhores soluções para atender às demandas da comunidade acadêmica, preparando um ambiente tecnologicamente moderno, leve e amigável que pudesse dar conta da diversificação do portfólio de cursos da Instituição nas modalidades de ensino presencial e a distância. A pró-reitora colocou o novo ambiente virtual de aprendizagem como um dos fatores de suporte para os dois grandes projetos em curso na Universidade: a Reestruturação Curricular e o Estude na UCS, que procuram adequar a Instituição às novas demandas do ensino superior na contemporaneidade.

Maria de Fátima Webber do Prado Lima

A professora Maria de Fátima Webber do Prado Lima, coordenadora da Comissão UCS Virtual falou sobre o processo de trabalho, destacando que, para escolher a melhor solução, a equipe pode contar com o envolvimento de um grande número de pessoas. “Para definir os requisitos necessários ao novo ambiente, ouvimos 245 professores e 1.548 estudantes e pesquisamos entre as soluções disponíveis no mercado aquela que melhor correspondia às necessidades da nossa comunidade acadêmica”. Após “exaustiva análise” dos Learning Management System (LMS) disponíveis no mercado e de acordo com os requisitos definidos pela comunidade interna, a Comissão UCS Virtual indicou o LMS Instructure Canvas na sua versão software livre, como a solução mais adequada para ser a plataforma do novo AVA da UCS.

Já no segundo semestre de 2019, as disciplinas EAD dos cursos presenciais e as disciplinas do Programa Segunda Licenciatura serão oferecidas no novo AVA. Os planos da pró-reitoria Acadêmica é que até o final de 2020 todos os estudantes dos cursos de graduação estejam utilizando utilizando o novo ambiente virtual de aprendizagem, tanto nas disciplinas EAD, como nas disciplinas presenciais.

As oficinas de capacitação de professores serão realizadas ao longo do mês de maio. Veja a programação.

A primeira oficina de capacitação de professores para o uso do novo AVA, sob a coordenação dos professores Lucas Fürstenau de Oliveira e Maria de Fátima Webber do Prado Lima.
Fotos: Claudia Velho

Botão Voltar ao topo