Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas define primeiras escolas para o Google For Education

A implantação do Google For Education nas escolas municipais de Canoas avança mais uma etapa. Após a finalização do levantamento técnico realizado pelo Time Google, grupo de professores dedicados a esse trabalho, foram definidas as primeiras escolas onde será iniciado o programa. Na primeira fase, 12 escolas foram selecionadas em todos os quadrantes do município. O critério de escolha foi a possibilidade do início imediato da inserção das tecnologias, uma vez que não serão necessários grandes ajustes de rede de internet nessas instituições. A Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (Canoastec) começa agora as inspeções nas escolas escolhidas, a fim de realizar os reparos detectados pelo Time Google.

Empresa para capacitação e suporte é contratada

Nesta semana, o prefeito Luiz Carlos Busato também assinou a contratação da empresa que irá prestar os serviços de suporte, acompanhamento técnico e formação continuada das tecnologias do Google For Education para os professores da rede. Serão 60 horas de formação em uso pedagógico de tecnologias educacionais G Suíte (aplicativo Google), sendo 16 horas presenciais e 44 horas à distância, além de 8 horas de treinamento técnico na plataforma G Suíte e Google For Education e prestação de suporte técnico em horário comercial por 24 meses. A assinatura do contrato contou com a presença de todo o time Google, formado pelos professores Sílvia Senna, Adriano Follmann, Luciane Trojahn e Renato Albuquerque, e da secretária da Educação, Neka Escobar.

Saiba mais

O Google for Education vai permitir que os professores mantenham o ensino personalizado, levando em consideração as particularidades de cada aluno e cada turma. Estima-se que, atualmente, 50 milhões de alunos e professores no mundo utilizam a ferramenta. No sistema, aplicativos como agenda, disco virtual, editores de documentos, entre outros, são disponibilizados on line, permitindo que as tarefas sejam feitas em grupo, de qualquer lugar e a qualquer hora. Os estudantes ainda podem utilizar vídeos e áudios para reunião, realizar transmissão de arquivos para consulta, ter acesso a um número infindável de materiais de estudo, entre outras vantagens. Já para os professores, as facilidades da sala de aula virtual permitem a criação de tarefas digitalmente, gerenciamento de trabalhos e provas, criação de aulas multimídia e acompanhamento das produções dos alunos.

Botão Voltar ao topo