Novo Hamburgo

Feevale leva ciência a bares de Novo Hamburgo

A Universidade Feevale é responsável pela organização da edição de Novo Hamburgo do Pint of Science 2019. No evento, que foi criado na Inglaterra em 2013, pesquisadores saem das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas em bares e pubs, em um bate-papo descontraído que busca divulgar a pesquisa científica. A edição deste ano do Pint of Science acontece na próxima semana, dias 20, 21 e 22 de maio, na Esquinna da Bossta, no Câmpus 3 Rock Bar, no Retrô University, no Boteco 1538 e no Elementum Temple, todos em Novo Hamburgo. Será a primeira vez que a atividade acontece no município.

Segundo Rodrigo Staggemeier, assessor Acadêmico de Iniciação à Pesquisa e Extensão da Feevale e coordenador do Pint of Science em Novo Hamburgo, o evento será uma oportunidade de compartilhar o conhecimento produzido nos diversos projetos de pesquisa da Universidade. “A sociedade merece um retorno sobre o que está sendo realizado nas Instituições, o que efetivamente a ciência traz de benefício à população, e esse evento é um canal eficaz de divulgação em diversos países. Imagine um debate descontraído em um bar ou restaurante – é um meio genial de conscientizar as pessoas de que a ciência é essencial ao desenvolvimento de um país”, afirma Staggemeier.

Confira a programação:

20 de maio, segunda-feira
– 20h – Esquinna da Bossta (Rua General Osório, 416, Hamburgo Velho)
Pesquisador: Fernando Rosado Spilki, doutor em Genética e Biologia Molecular, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Feevale e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia
Tema: Impacto ambiental e doenças virais emergentes – Como dizia a introdução do famoso seriado Spectreman, os seres humanos estão “em desvantagem contra o seu pior inimigo, a poluição”. O conjunto de alterações locais e globais ocorridas desde o século XIX têm induzido evidentes mudanças na epidemiologia de doenças virais, especialmente àquelas transmitidas por água e vetores artrópodes.

– 22h – Câmpus 3 Rock Bar (Rua Santos, 792, Vila Nova)
Pesquisador: Cristiano Max Pereira Pinheiro, doutor em Comunicação Social, coordenador do mestrado em Indústria Criativa da Feevale e sócio-diretor da desenvolvedora de jogos Ludema Game Studio
Tema: Criativos. Como se vestem, o que comem, como se reproduzem. Assista no… C3! – As indústrias criativas se tornam uma possibilidade econômica de valorização do trabalho cultural, artístico e inovador, apresentam uma enorme diferença de setores, formas de trabalhar e maneiras de ver o mundo. Entender a forma de empoderamento que a criatividade carrega é primordial para o início dessa jornada, seja por parte do profissional, da educação ou do governo.

21 de maio, terça-feira
20h – Retrô University (Rua Emílio Hauschild, 54, Vila Nova)
Pesquisadora: Marta Rosecler Bez, doutora em Informática na Educação e coordenadora do grupo de Pesquisa em Computação Aplicada, com foco em Tecnologia na Educação e Tecnologia e Saúde
Tema: Inteligência??? Só se for artificial… – Serão abordados mitos e verdades sobre a inteligência artificial, de forma a tornar o termo conhecido por suas verdadeiras possibilidades. Exemplos de uso serão apresentados e ferramentas tecnológicas demonstradas.

20h – Boteco 1538 (Av. Dr. Maurício Cardoso, 1538, Hamburgo Velho)
Pesquisadoras: Marina Venzon Antunes, doutora em Ciências Médicas e pesquisadora no desenvolvimento e validação de metodologias aplicadas às análises toxicológicas, e Mariele Feiffer Charão, doutora em Ciências Farmacêuticas e pesquisadora nas áreas de Toxicologia Ocupacional e Experimental.
Tema: O universo das análises toxicológicas – Abordará os diferentes tipos de análises toxicológicas que são realizadas no Laboratório de Análises Toxicológicas da Feevale. Neste vasto universo, é possível utilizar diferentes amostras, como urina, cabelo, sangue e realizar a dosagem de diferentes substâncias auxiliando no diagnóstico e prevenção das intoxicações.

22 de maio, quarta-feira
20h30min – Elementum Temple (Av. Dr. Maurício Cardoso, 112, Hamburgo Velho)
Pesquisadores: Marcos Emilio Santuario, doutor em Comunicação e curador do Festival de Cinema de Gramado e do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, e Vanessa Amália Dalpizol Valiati, doutora em Comunicação e Informação e coordenadora do curso de pós-graduação lato-sensu em Produção e Gestão de Conteúdos Digitais da Feevale
Tema: Novas telas, novas ideias, novos desafios – No universo contemporâneo da produção audiovisual, envolvendo as novas formas de produzir, distribuir, exibir e consumir conteúdos, é importante entender os movimentos desta indústria criativa e do entretenimento.

20h – Retrô University
Pesquisador: Tiago Santos Carvalho, doutor em Qualidade Ambiental e perito criminal oficial do Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul, coordenando o Posto de Criminalística de Novo Hamburgo.
Tema: Filicídio: a perícia criminal desvendando crimes – Abordará o papel da perícia criminal na investigação e resolução de crimes de filicídio (quando a mãe ou o pai praticam o ato deliberado de matar o seu próprio filho ou filha), contextualizando a pesquisa de vestígios e a busca por evidências com a legislação penal e processual penal.

Saiba mais

A ideia do evento surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram o Encontro com Pesquisadores, em 2012. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor uma ação em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar com as pessoas e, assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science. De lá para cá, o evento cresceu – em 2018, participaram 21 países. Mais informações podem ser obtidas no site https://pintofscience.com.br/.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios