NotíciasRio Grande do Sul

A inovação das empresas familiares a partir da adoção de boas práticas de Governança Corporativa

Artigo

por Miguel Marques Vieira

A inovação é facilitada para as empresas familiares que adotam boas práticas de Governança Corporativa. Os membros da família empresária devem incentivar nas três esferas da empresa familiar – família, propriedade e gestão – uma profunda discussão da missão da organização e dos valores família que possibilitam uma transformação ou mudança “disruptiva” nos modelos de negócio da organização.

O alinhamento entre os sócios deve ser estabelecido em um Acordo Societário e nas reuniões promovidas, periodicamente, para que sejam definidas as regras e diretrizes de investimentos na empresa familiar e em outros negócios que promovam a inovação. Ademais, todos os critérios de ingresso e saída de sócios, valores de avaliação das participações societárias investidas (em empresas iniciantes ou startups) e a forma de pagamento dos haveres devem ser previamente acordados a fim de evitar eventuais conflitos societários e familiares.

A gestão da empresa familiar a partir da atuação efetiva de um Conselho de Administração com a participação de conselheiros independentes com conhecimento especializado e complementar deve ter um foco estratégico para o desenvolvimento de negócios inseridos em tempos de transformação digital. No que se refere à esfera da família recomenda-se que o Conselho de Família tenha como finalidade a preparação das novas gerações para inovarem em seus negócios e que sejam, na medida do possível, independentes do negócio principal.

A criação de fóruns adequados como, por exemplo, o Conselho de Família, Reunião de Sócios e o Conselho de Administração e a atualização das regras ou combinações, em Acordos societários e protocolos familiares, assegura a necessária transparência e alinhamento de interesses que permitem uma maior dinâmica para as discussões voltadas ao processo de inovação da empresa familiar. Nessa linha, as empresas familiares que adotarem boas práticas de Governança Corporativa terão melhores condições de assegurar um processo de inovação e maior longevidade para sua organização.

*Vice-presidente de Governança Corporativa da ACI-NH

Botão Voltar ao topo