Cidades do RSRio Grande do Sul

Guarda Municipal de Gravataí vai formar agentes das cidades de Tramandaí e Imbé

O prefeito de Gravataí Marco Alba recebeu nesta terça-feira (21), os prefeitos Pierre Emerim, de Imbé e Luiz Carlos Gauto da Silva, de Tramandaí, para a assinatura do convênio em que a Guarda Municipal de Gravataí irá formar 52 guardas municipais (GMs) para Imbé e 10 para Tramandaí. As aulas iniciam na próxima segunda-feira(27), no IIFSul – Campus Gravataí, no bairro Bonsucesso. Ao todo serão 1272 horas de aula e a formatura está prevista para o mês de novembro.

Alba destacou para os presentes que cada vez mais “o papel da segurança pública está sendo assumido pelos municípios”. Ele revelou a importância de se ter uma Guarda Municipal preparada para atender as necessidades da comunidade. “Aqui tive uma atitude corajosa de tomar pra mim esta responsabilidade e estou satisfeito, porque estamos trabalhando bem.” Ele lembrou que Gravataí possui atualmente 240 GMs atuando em diversos segmentos, como a Patrulha Escolar, Patrulha Comunitária, Grupamento Ambiental, entre outros.

Segundo o secretário Municipal para a Assuntos de Segurança Pública, coronel Flávio Lopes, Gravataí já formou guardas municipais para as cidades de Esteio, Cachoeirinha e Novo Hamburgo, além de já ter formado os primeiros 10 GMs de Tramandaí. “Esta é uma parceria boa para todos, já que o nosso convênio com as prefeituras para a formação de guardas não tem intuito de se ter lucro, apenas de cobrir as despesas. Fazemos isso porque a parceria é boa para todos. Tendo curso de formação, os nossos guardas municipais envolvidos acabam por sempre estar se atualizando e aperfeiçoando, o que é ótimo para quem é atendido, no caso, a comunidade de Gravataí.”

Como será o Curso

O curso de formação para os 62 servidores do litoral terá duração de 27 semanas. Neste período serão ministradas aulas de técnicas de policiamento, fiscalização de trânsito, atividades de brigada de incêndio, assistência pré-hospitalar (APH), direitos humanos, policiamento comunitário, armamento e tiro, ética, entre outras.

Botão Voltar ao topo