NotíciasRio Grande do Sul
Tendência

Órgãos Ambientais resgatam quase 150 aves em Caxias do Sul

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, encontrando animais em situação de maus tratos e em condições precárias de saúde

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, a Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar e a secretaria estadual do Meio Ambiente resgataram quase 150 aves em Caxias do Sul nesta semana. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, dois no bairro Pio X e um na Linha 40 e no Jardim Eldorado.

Na quarta (22/05), em uma residência no Pio X, 82 aves silvestres foram capturadas, algumas em situação de maus tratos, sem anilha e em inconformidade com o plantel. Também foram apreendidas três redes de neblina, 45 quilos de rações, nove alçapões e 136 gaiolas. No mesmo bairro, mas em uma moradia diferente, outros nove animais também foram resgatados.

Já nesta quinta (23/05), mais 56 aves silvestres foram recolhidas na Linha 40 e no Jardim Eldorado, sob responsabilidade do mesmo tutor. Alguns delas estavam em condição de maus tratos também. As aves sem problemas de saúde e sem anilha foram devolvidas ao meio ambiente, as demais foram encaminhadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os tutores assinaram um Termo Circunstanciado (TC) e agora vão responder na justiça por crime ambiental.

Botão Voltar ao topo