São Leopoldo

Semana do Brincar incentiva a diversão entre gerações, povos e culturas

De 27 de maio a 2 de junho, a Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed) promove uma semana de diversão para as crianças em lembrança ao Dia Mundial do Brincar, celebrado dia 28 de maio. A programação inicia na segunda-feira com a palestra “Conversas de Brincar”, com os professores Euclides e Marita Redin, às 18h, no Salão Nobre da Smed. A palestra é aberta a toda comunidade leopoldense. A rua em frente praça Tiradentes será fechada para brincadeiras junto às crianças no “Momento de Brincar”.

O tema deste ano é “O brincar que abraça a diferença”, abordando a diversidade de culturas, de povos e costumes. Segundo a Assessora Pedagógica da educação infantil, Roselaine Diaz, a Semana do Brincar incentiva as brincadeiras em locais abertos e a participação de diferentes gerações. “A ação é pensada no desenvolvimento da criança e para mostrar ao adulto a importância do brincar, desvinculado a uma data comercial”, disse Roselaine. “Brincar é o modo que as crianças têm de se relacionar com os outros e com o mundo”, completou.

Publicidade

No dia 28, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a Smed promove evento para as crianças da educação infantil das escolas municipais e das escolas credenciadas de São Leopoldo, no Parque Imperatriz. A ação ocorre em dois turnos com diversas atividades para as crianças: estações de contação de histórias, zumba kids, pintura, dança aérea, trilha ecológica, plantio de mudas, jogos de tabuleiro, bolhas gigantes, slackline, brincadeiras africanas e indígenas, além de brincadeiras que estimulem o contato da criança com a natureza.

Com patrocínio do CFC Valderez, a atividade é organizada pela Secretaria Municipal de Educação com parceria das secretarias de Saúde, Cultura e Relações Internacionais, Turismo e Desenvolvimento Tecnológico, Desenvolvimento Social, Segurança e Defesa Comunitária e Meio Ambiente.

Ao longo da semana as escolas municipais também celebrarão o Dia do Brincar em seus espaços, cada uma com sua proposta de atividade.

Publicidade

Idosos vão entrar na brincadeira
Na quarta-feira, 29, idosos dos grupos de câmbio e pilates da Secretaria de Direitos Humanos (SEDHU) vão confeccionar brinquedos e resgatar as brincadeiras antigas e incentivar a relação entre os avós e netos. A atividade ocorrerá das 8h15 às 10h, no Ginásio Municipal Celso Morbach (avenida Dom João Becker, 313, Centro).

Praças ocupadas para brincar
No domingo, 2 de junho, a partir das 14h, haverá ocupação das praças Praça da Paz (Brás), Praça Pão de Queijo- (COHAB Feitoria), Praça do Skate (Madezatti Feitoria), Praça Lennon(Paim), Praça José Elias (Santo André), Praça 11 (COHAB Duque) e Praça Tancredo Neves (Santa Marta).

Semana do Brincar- 27/05 a 02/06

Programação:

27/05- 18h Conversas de Brincar
(salão nobre SMED)

28/05- 9h às 12h- 13h30 às 16h DIA do Brincar
(Parque Imperatriz – Av. Imperatriz Leopoldina, Nº 900, bairro São José)

02/06- A partir das 14h ocupação das praças:
Praça da Paz- Avenida Leopoldo Wasun, Vila Brás, bairro Santos Dumont
Praça do Pão de Queijo- Rua Dinamarca, bairro Feitoria
Praça do Skate- rua Ernesto Bohrer, Feitoria Madezatti
Praça Lenon Joel – rua Homero Batista, Vila Paim, bairro São Miguel
Praça Josias Samuel Martins Lima – entre as ruas Felipe Uebel e Tarcilo Nunes
Praça Onze – rua Homero Batista, COHAB Duque
Praça Tancredo Neves – rua Jacarandá, bairro Arroio da Manteiga

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar