NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Caxias presta apoio aos 130 mil fiéis na Romaria de Caravaggio

200 voluntários trabalharam nos dois dias de peregrinação, oferecendo serviços para os romeiros

O último fim de semana (25 e 26/05) foi marcado pela devoção à Nossa Senhora de Caravaggio. Em dois dias de romaria, foi registrado um público de cerca de 130 mil pessoas, de acordo com a Brigada Militar (BM). Para prestar apoio aos romeiros que foram a pé até o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, a Prefeitura de Caxias do Sul ofereceu uma estrutura de apoio ao longo do trajeto, que liga a Estrada dos Romeiros ao santuário.

Cerca de 200 voluntários atuaram nos pontos de apoio do percurso caxiense, distribuindo água, café, chá, sucos, biscoitos e frutas. Nesses locais também foram disponibilizados banheiros ecológicos, além de lixeiras da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

Durante os dois dias de romaria, foram distribuídos aos fiéis cerca de 15 mil litros de água; 700 litros de café; 1,2 mil litros de chá e 2,7 mil caixinhas de suco; além de 7,3 mil biscoitos; 23 caixas de frutas e 144 saquinhos de pipocas para as crianças. Para tornar o caminho mais seguro, foi feito um trabalho de fiscalização e policiamento pelas equipes da Guarda Municipal e da Fiscalização de Trânsito. No Marco Zero, foram realizadas 225 verificações de pressão arterial e 15 curativos pequenos, pelos voluntários da Faculdade Anhanguera.

“Encerramos a 140ª Romaria de Caravaggio com mais de 130 mil fiéis que participaram da romaria e foram acolhidos nos nossos pontos de apoio. Foi tudo tranquilo por conta da organização prévia e do empenho de todos os órgãos envolvidos. Só temos que agradecer a todos apoiadores e voluntários que participaram conosco disponibilizando seus serviços”, destaca a titular da Secretaria do Turismo (Semtur), Renata Carraro.
A estrutura da romaria em Caxias do Sul foi organizada pela Semtur, junto a outras 11 unidades municipais e entidades. A celebração contou com o apoio do Café Bom Jesus, Biscoitos Orquídea, Sucos Nova Aliança, Dr. Oetker Brasil, Fonte do Mate, Faculdade Anhanguera, Produtos Pererekas, Supermercado Vantajão, Academia Bohrer Sports, Academia Raiar, Rádio Jovem Pan, 16º Distrito de Escoteiros, Cruz Vermelha, GET Dragões da Guarda, Bandeirantes, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Codeca, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito, Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Brigada Militar.

Botão Voltar ao topo