NotíciasRio Grande do Sul

Praia do Laranjal, um dos pontos turísticos de Pelotas

Pelotas, a 'Cidade do Doce' é banhada pelas águas tranquilas da Lagoa dos Patos

Pelotas tem a praia do Laranjal. Localizada à distância de 12 quilômetros do Centro da cidade, é conhecida pelas belas paisagens e atrativos turísticos, como o Shopping Mar de Dentro e o Trapiche do Valverde. Além disso, divide-se em sete costas: balneários Santo Antônio, Valverde, Novo Valverde e dos Prazeres; Pontal da Barra, orla do Totó e Colônia Z3, todas banhadas pelas águas acolhedoras da Lagoa dos Patos.

Durante todo o ano, atividades esportivas, culturais e de lazer movimentam a praia, garantindo momentos inesquecíveis para todas as idades. Uma programação intensa assegura muita diversão a toda a família. Nos balneários Santo Antônio e Valverde, quiosque da Prefeitura de Pelotas, em parceria com o Sesc/RS, oferece informações turísticas e estrutura de apoio a quem visita e passeia pelo Calçadão.

Hotéis, pousadas, restaurantes e bares prometem uma recepção confortável, com atendimento diferenciado e rica gastronomia. Esportes radicais, como o Kitsurf, movimentam os fins de semana do Laranjal, além de shows musicais, esportes náuticos e passeios de escuna. Já o Balneário dos Prazeres oferece muita sombra e tranquilidade, num clima mais familiar e voltado à contemplação da natureza.

Em fevereiro, as festas em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá também fazem parte da programação. A praia do Totó, entre o Balneário dos Prazeres e a Colônia Z-3, é o local preferido para banho, com suas águas tranquilas e cenário paradisíaco. Do Totó segue-se para a Colônia de Pescadores Z-3, onde famílias tiram da Lagoa o sustento.

História
A praia do Laranjal nasceu do desmembramento da Estância do Laranjal de Nossa Senhora dos Prazeres. O loteamento do bairro iniciou-se na década de 1950, quando a família Assumpção, proprietária original da área, começou o processo de divisão. Apesar disso, já no fim do século 19 e início do 20, a população de Pelotas utilizava o Laranjal para lazer, mediante autorização dos então donos das terras.

O acesso era feito através de balsas disponibilizadas pelas famílias. O nome Laranjal deve-se às grandes plantações de laranjas e frutas cítricas que existiam no século 19. Hoje, mais de 45 mil pessoas vivem no bairro, considerado um dos pontos turísticos de Pelotas e da Zona Sul do Estado.

Como chegar
Pelotas fica no Sul do Estado, às margens do Canal São Gonçalo, que liga as lagoas Mirim e dos Patos. Distante 263 quilômetros da Capital gaúcha, Porto Alegre, é possível chegar à cidade de carro, através da BR-116; de ônibus, a partir da rodoviária da Capital; ou de avião, partindo do Aeroporto Salgado Filho, em POA, com destino ao Aeroporto Internacional João Lopes Neto, em Pelotas, com voos de segunda a sexta-feira.

Botão Voltar ao topo