NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Raks Tecnologia Agrícola integra programa de aceleração nos EUA

Depois de participar do StartupRS Agrotech em 2018, desenvolvido pelo Sebrae RS, a Raks Tecnologia Agrícola ingressa, agora, no programa Iowa Agritech Acceletaror, com foco no desenvolvimento internacional de empresas com soluções para o agronegócio. A startup gaúcha, incubada no Tecnosinos, em São Leopoldo, participará de 100 dias de aceleração na cidade de Des Moines (EUA).

A empresa desenvolveu um programa de otimização e automatização do processo de irrigação do solo. Sensores de umidade movidos a energia solar comunicam-se com um sistema central e, assim, os produtores podem acompanhar os dados de umidade do solo por site ou aplicativo. Sem necessidade de deslocamento até a lavoura, os produtores recebem um alerta sobre a necessidade de irrigação, que é acionada à distância. Eles também têm a opção de configurar o sistema para que a irrigação seja acionada automaticamente, sempre que detectada a necessidade. A solução reduz gastos, aumenta a produtividade e diminui o impacto ambiental, já que evita o desperdício de água. O foco, destaca Fabiane Kuhn, co-fundadora da Raks Tecnologia Agrícola e diretora de software, está na agricultura familiar. “Por ter muita representatividade na produção de alimentos e ainda usar pouca tecnologia”, explica.

Na avaliação da empreendedora, a participação da empresa, em 2018, do StartupRS Agrotech, contribuiu para que a startup chegasse hoje ao programa de aceleração americano. “O StartupRS abriu a porta da Expointer, nos colocou em contato com produtores, nos capacitou, trabalhou nossa habilidade empreendedora. Todo o processo nos ajudou a ter um modelo de negócio mais definido e um produto mais concluído”, avalia.

O gestor de projetos do Sebrae RS, João Antônio Pinheiro Neto, acrescenta: “Eles tiveram a oportunidade de desenvolver ainda mais o produto, de pensar o negócio de forma estratégica, além de contato com o público-alvo. O programa conectou a empresa aos produtores, isso também gerou feedbacks e possibilitou que melhorias fossem pensadas”, resume.

O Iowa Agritech Acceletaror tem início em 3 de junho. Nos Estados Unidos, representantes da startup gaúcha participarão de rodadas de mentorias, workshops, capacitações, visitas a empresas parceiras e a lavouras que são referência em tecnologia. Eles também irão participar de feiras agrícolas, apresentando o produto a investidores e agricultores norte-americanos.

Botão Voltar ao topo