NotíciasRio Grande do Sul

Remadores de Pelotas conquistam medalhas no Rio de Janeiro

Quatro atletas do Remar para o Futuro, federados ao Flamengo, garantiram pódios em campeonato estadual

Quatro atletas do Remar para o Futuro – projeto da Prefeitura que oferece aulas de remo a alunos da rede municipal –, que também são federados ao Clube de Regatas do Flamengo, conquistaram três pódios no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Piedro Xavier, Evelen Cardoso, Mariana Macedo e Facundo Mezquita alcançaram bons resultados e garantiram três medalhas de prata e uma de bronze para a equipe rubro-negra.

Com a contribuição dos atletas, o Flamengo obteve o título de campeão da segunda etapa da disputa, que ocorreu no último final de semana, e segue liderando o Campeonato Carioca. Os remadores pelotenses, assim como em outras competições fora do Estado ou País, são acompanhados pelo treinador e coordenador do projeto, Oguener Tissot.

Mariana, Evelen e Piedro estão entre os seis jovens pelotenses selecionados para vestir a camisa da Seleção Brasileira em provas internacionais – como no mês passado, quando competiram representando o país no Campeonato Sul-Americano.

“Sempre que possível, os atletas do Remar vão ao Rio de Janeiro para períodos de treinamento, junto à equipe técnica do Flamengo, buscando o aprimoramento na performance e visando a provas nos níveis nacional e internacional, além de prepararem-se com o time da Seleção”, ressaltou Tissot.
Fotos: Divulgação/Confederação Brasileira de Remo/Satiro Sodré
O treinador lembrou que, na maior parte do tempo, o grupo permanece em Pelotas para treinar com o restante do projeto, no Clube Centro Português 1º de Dezembro.

Novos desafios

Neste final de semana, dez atletas do Remar para o Futuro competem na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos do Remo 2019. As provas vão ocorrer na Ilha do Pavão, sede do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, de 31 de maio a 2 de junho. A expectativa é que 141 atletas de todo o País participem da disputa, realizada em três categorias: Juvenil (13 e 14 anos), Júnior B (15 e 16 anos) e Júnior A (17 e 18 anos).

Shaiane Ucker, Maria Fhurmann, Robson Radmann, Luiza Lima, Antonio Carvalho, Robert Goia, Guilherme Garcia e João da Silva representam o projeto e o Centro Português, no torneio. Pelo Flamengo, os remadores Piedro e Facundo também vão à capital correr em barco quádruplo misto, ao lado de outros dois atletas iniciantes na modalidade, a fim de compartilhar experiências e conhecimentos.

Das inscrições recebidas, 91 são de remadores e 50 de remadoras, que representam 14 clubes de estados como Espírito Santo, Pará, Paraná, Pernambuco e São Paulo.

Conheça o Remar

O projeto totalmente gratuito, que beneficia 30 alunos da rede municipal, envolve a Prefeitura, o Centro Português, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Flamengo e a Academia de Remo Tissot, além de contar com o apoio do Grêmio Náutico União. Em março, foi firmado um convênio entre o Centro Português e o Flamengo – referência nacional na modalidade –, que prevê a federação dos participantes do ‘Remar para o Futuro’, a partir dos 17 anos, que alcançarem indicadores de excelência nos treinos.

Botão Voltar ao topo