NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul terá nova Feira Ecológica às quintas

Localização será nas imediações da prefeitura e ocorrerá das 14h às 18h, no bairro Exposição, e começará já nesta semana

O estilo de vida da população caxiense pode se tornar mais saudável. Para incentivar esses hábitos, a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) anuncia uma nova Feira Ecológica para Caxias do Sul. A edição passará a ser todas as quintas-feiras, das 14h às 18h, na calçada ao lado da prefeitura (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, no bairro Exposição). A comercialização contará com oito feirantes e iniciará já nesta quinta (30/05), em alusão à Semana dos Alimentos Orgânicos.

O objetivo da alteração é abrir um novo canal de venda centralizado para atrair novos consumidores. A mudança foi definida em reunião da Smapa com os próprios produtores orgânicos. Andreia Basso, 55 anos, moradora da Linha Feijó, produz frutas cítricas, pêssegos e agrião. Ela comentou o impacto das mudanças para a Feira. “Nós já havíamos feito uma experiência no pórtico da prefeitura e foi um sucesso. O local é muito bom, por ser mais centralizado, e atrairá bastante o consumidor. Esperamos ter êxito, assim, conseguiremos influenciar diretamente a saúde das pessoas com alimentos saudáveis”, destacou.

“Os programas de comercialização da Smapa são a forma de encurtar a distância entre o produtor e o consumidor final, possibilitando fácil acesso a produtos frescos, de qualidade e com preços atrativos. A Smapa busca constantemente formas de fomentar a agricultura caxiense”, argumentou a titular da pasta, Camila Sandri Sirena.
A Feira Ecológica conta com a participação de produtores locais e agricultores de Ipê, Bom Princípio, Antônio Prado, Montenegro, Nova Roma do Sul e Torres, além de participantes da Rede Ecovida. Os métodos de produção dos alimentos comercializados são garantidos por certificadoras, que atestam o manejo adotado. Os processos são amparados nas leis vigentes que regram os produtos orgânicos.

A feira também funciona todos os sábados na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, das 6h30 às 11h30, e todas as quartas-feiras, na rua Santos Dumont, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, das 11h às 16h30. O ponto de venda das quintas-feiras, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), será extinto.

Botão Voltar ao topo