NotíciasRio Grande do Sul

Curso do Senac forma alunas em Técnicas Básicas de Panificação

3ª edição do projeto Mulheres em Ação foi oferecido para moradoras do loteamento Canyon

A Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul (SMSPPS), realizou nesta quinta-feira (30/05) a formatura da 3ª edição do projeto Mulheres em Ação. As alunas do curso de Formação Humana e Noções de Técnicas Básicas de Panificação, oferecido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), receberam seus certificados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Tancredo de Almeida Neves, no bairro Santa Fé. O evento também foi apoiado pela Brinox, pela Comissão da Mulher Advogada, Coletivo de Mulheres das secretarias municipais e pela Rede de Proteção à Mulher.

A titular da Coordenadoria, Janete Thomé, abriu o evento, explicando o projeto ao público. “Nós criamos o Mulheres em Ação como um trabalho preventivo para proporcionar autonomia financeira e emocional para nossas alunas. Estamos na 3ª edição, mas eu sempre me emociono em ver mulheres como vocês, fortes e guerreiras, se esforçando para alcançar seus objetivos e superando todas as adversidades”, parabenizou a coordenadora.

O titular da SMSPPS, Ederson de Albuquerque Cunha, representou o prefeito Daniel Guerra na formatura. “Quero parabenizar a equipe da secretaria pela iniciativa de acolher essas mulheres, pois quando fazemos algo bom somos os primeiros a sermos beneficiados com a nossa boa ação. Me sinto cada vez mais na obrigação de incentivar minha equipe a ampliar essa proteção e acolhimento para as mulheres caxienses”, salientou o secretário.

Além de participarem gratuitamente do curso profissionalizante do Senac, as 12 mulheres também tiveram oportunidade de participar de momentos de Formação Humana, que trabalha temas como relacionamentos saudáveis, saúde da mulher, relacionamento interpessoal, alimentação saudável, empreendedorismo, e informações sobre benefícios previdenciários, além de oficina de arte e acesso a pontos turísticos e culturais de Caxias do Sul.

Deusina Adriana Macedo da Rosa foi a oradora da turma, representando as colegas. “Agradecemos a oportunidade oferecida pela Coordenadoria da Mulher, com esse curso que veio na hora certa para todas nós. Hoje sabemos que conseguimos ser independentes, que somos capazes, e que estamos orgulhando nossos familiares”, disse, emocionada. Além do certificado, as formandas também receberam um kit de panificação oferecido pela Brinox.

Segundo a diretora de Proteção Social da prefeitura, Franciele Roso, o programa se qualificou ainda mais em sua 3ª edição. “Oferecemos nesta edição um curso que proporciona a elas uma oportunidade de geração de renda mais imediata e com baixo investimento. Os benefícios da capacitação surgirão ainda mais rápido. Para os próximos cursos, a ideia é atender a Zona Sul, onde também existem situações de mulheres em vulnerabilidade social”, explica a diretora.

Botão Voltar ao topo