NotíciasRio Grande do SulSanta Catarina

Museu de Caxias promove exposição “Memórias pelo olhar de João Baptista Machado Vieira”

Mostra, que abre no dia 11 de junho, propõe a valorização do olhar frente ao tempo histórico

A relação do artista com o tradicionalismo gaúcho e a atenção que dedicava ao processo colonial, seja ele da região nordeste do Rio Grande do Sul ou do próprio oeste de Santa Catarina, é o grande destaque da exposição “Memórias pelo olhar de João Baptista Machado Vieira”. A mostra abre para visitação no Museu Municipal de Caxias do Sul, a partir do dia 11 de junho, às 19h, com entrada gratuita. Os trabalhos retratam as paisagens coloniais, as cidades, as edificações, as pessoas, os animais e as diferentes vegetações que o artista teve contato nas cidades gaúchas e catarinenses em que viveu.

Nascido no interior do Rio Grande do Sul, João Baptista (1915-1983), desenvolveu sua arte explorando as vivências, oficios e estudos que realizou. Tanto que edificações, ruínas, paisagens e costumes são detalhadamente representados pelo artista. A sensibilidade, percebida nas obras que compõem a exposição, articulam olhares, técnicas e visões de mundo que gradualmente parecem desaparecer frente o tempo presente.

“Memórias pelo olhar de João Baptista Machado Vieira” tem curadoria de Jocelei Facchin Vieira, Juliana Tedesco e da equipe da Divisão de Museus de Caxias do Sul. Essa é a mais ampla exposição dedicada ao artista que, atento a sensibilidade do olhar, legou para as gerações futuras obras repletas de detalhes, com múltiplas dimensões e ricas em simbolismos, sempre valendo-se de suas canetas bico de pena e nanquim.

“João foi um homem muito espirituoso brincalhão. Era durante a tarde, após ajudar a esposa Maria nas atividades domésticas; no seu ateliê, nos fundos da casa,em que se dedicava a sua arte. Percebia-se que aquele era um momento de calma e concentração. Pode-se dizer que ele ‘saboreava’ cada momento dedicado às suas obras,” destaca João Raimundo, filho único do artista.

A mostra “Memórias pelo olhar de João Baptista Machado Vieira” poderá ser conferida no Museu Municipal do dia 11 de junho a 27 de julho. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, a exposição pode ser conferida das 11h às 17h. A visitação aos domingos ocorrerá mediante o rodízio dominical dos museus.

Outras informações e agendamentos pelo e-mail:museumunicipal@caxias.rs.gov.br ou telefone (54) 3221-2423.

SERVIÇO

  • Exposição “Memórias pelo olhar de João Baptista Machado Vieira”
  • Onde: Museu Municipal de Caxias do Sul (rua Visconde de Pelotas, 586, Caxias do Sul)
  • Abertura: 11 de junho, às 19h
  • Duração: até 27 de julho
  • Horários: de terça-feira a sexta-feira das 9h às 17h. Sábado das 11h às 17h. A visitação aos domingos ocorrerá mediante o rodízio dominical dos museus.
Botão Voltar ao topo