NotíciasRio Grande do Sul

Festival Varilux de Cinema Francês é lançado em São Leopoldo

Estreia na próxima semana o Festival Varilux de Cinema Francês, em São Leopoldo. A mostra que ocorre de 6 a 19 de junho em todo país. Nessa segunda-feira, 3, o festival foi apresentado em sessão especial do Cinesystem, que sediará a mostra.

Além da exibição dos filmes, estão previstas para a quinzena atividades paralelas com ações e sessões educativas que serão realizadas em parceria com a Unisinos. As datas e horários destas atividades serão divulgas nos próximos dias.

Segundo o secretário de Cultura e Relações Internacionais , Pedro Vasconcellos, a iniciativa de trazer o festival para São Leopoldo tem como principal objetivo formar um público para o cinema alternativo “ Temos como principal objetivo criar em São Leopoldo, a cultura do cinema alternativo. A parceria com a Unisinos , CineSystem e Aliança Francesa contribuirá para qualificar ainda mais este público. Estamos com boas expectativas para este evento, que será o primeiro de muitos, vamos realizar promoções, incentivar vinda das escolas, dos professores, e de toda a comunidade Leopoldense” Destacou Pedro.

Para a coordenadora do Audiovisual da Secult, Cristina Lemos, o envolvimento da secretaria na busca do festival foi decisivo para que São Leopoldo estivesse vivendo este momento “Este é o maior festival de filmes francês do mundo realizado fora da França e certamente impactará na comunidade que terá acesso às obras da sétima arte, como o clássico Cyrano de Bergerac, um dos filmes mais aguardados do festival” destacou Lemos.

Já o responsável pelo CineSystem ,em São Leopoldo, Maicon Barbosa, reafirmou a importância da vinda deste festival para a cidade e todo o envolvimento do cinema no evento “ A expectativa é grande pela estreia deste grande festival, vamos realizar diversas ações para contribuir com a formação do publico para o cinema alternativo em São Leopoldo “, afirmou.

No Rio Grande do Sul o Varilux será exibido além de São Leopoldo, em outras cinco cidades gaúchas como Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre , Rio Grande e Santa Maria.

A programação dos filmes para São Leopoldo já está disponível no site do Festival (https://twixar.me/sctn ).

Botão Voltar ao topo