Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Gatos silvestres do Mini Zoo de Canoas em projeto fotográfico nacional

Os sete gatos silvestres do Mini Zoo de Canoas estão passando por uma experiência diferente nesta semana. Paulo Behar, um dos mais conceituados fotógrafos de natureza do país, veio até o município para coletar material para o seu mais novo trabalho, o projeto Felinos do Brasil, um manifesto que mistura arte e conscientização ambiental. Safira, uma espécime de gato-do-mato-grande; Nina, Mãe, Filha e Smile, as quatro espécimes de gato-do-mato-pequeno; e Cauda e Miara, os dois gatos-maracajá do Mini Zoo, foram modelos para Paulo, que capturou, através das suas lentes, a rotina dos felinos no equipamento da Prefeitura de Canoas.

A ideia do manifesto é reunir imagens de nove espécies de felinos em todo o país, todas que correm risco de extinção. Além de Paulo, o projeto também é realizado em conjunto com o fotógrafo Victor Chahin e com Araquém Alcântara, apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Curador no manifesto, Araquém, possui 53 livros sobre temas ambientais, 22 livros em coautoria, cinco prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais, 75 exposições individuais, inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras.

Além da publicação reunindo o material artístico-documental que a equipe vem produzindo em diferentes partes do país, serão realizadas exposições itinerantes e palestras de conscientização ambiental. “Nosso objetivo é sensibilizar através da beleza da fauna e da flora, misturando a arte e a preservação da natureza. Trata-se de uma composição de olhares, exaltando os felinos silvestres do Brasil e alertando para as questões que ameaçam a nossa biodiversidade”, destaca Paulo Behar.

Em Canoas, Paulo conseguiu imagens de uma espécie que ainda não estava no acervo da equipe, o gato-do-mato-pequeno. “É uma espécie difícil de encontrar em seu habitat natural. Aqui no Mini Zoo, teremos nossas primeiras fotos dessa espécie. Toda a equipe de Canoas se mostrou receptiva e colaborativa com o projeto, o que facilita e engrandece o nosso trabalho”, ressalta.

Atualmente, o trio de fotógrafos trabalha na fase da produção artística, com a captação de imagens; Paulo fica até a próxima sexta-feira (7) coletando imagens em Canoas. O manifesto Felinos do Brasil deve ser finalizado no segundo semestre de 2020.

Botão Voltar ao topo