EducaçãoNotíciasRio Grande do Sul

Professor da Feevale participa de congresso na China

Docente integra grupo de pesquisa dos BRICS — Marco Antonio Siqueira Rodrigues, coordenador do PPG em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale, busca soluções para reutilização de resíduos industriais

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Universidade Feevale, Marco Antonio Siqueira Rodrigues, vem representado a Instituição em eventos internacionais nos últimos dias. Nesta semana, o pesquisador participa do congresso Membranes for Waste 2 Resources 2019, organizado pelo Shanghai Advanced Research Institute, da Chinese Academy of Sciences, um dos mais importantes órgãos de pesquisa daquele país, em Xangai, na China.

Rodrigues participa, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de uma rede internacional de pesquisa constituída por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul no âmbito dos BRICS, o grupo político de cooperação formado por estes cinco países. No congresso, pesquisadores puderam, durante vários dias, trocar importantes informações técnicas sobre suas pesquisas, especificamente na área de recuperação de metais.

“No Vale do Sinos, temos muitas indústrias metal-mecânicas que usam diferentes metais (cromo, níquel, cobre, etc), principalmente para dar acabamentos em componentes de calçados e que precisam tratar os resíduos perigosos dos processos, acabando por depositar esses resíduos em aterros industrias”, explica o pesquisador. “A proposta deste grupo internacional é desenvolver tecnologias e equipamentos que permitam aos empresários reutilizar estes resíduos nos processos industriais, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento sustentável”, relata.

O professor completa informando que, no próximo ano, o encontro será no Brasil. “Desta forma, o PPG em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale está atuando de forma concreta na busca de soluções para os problemas locais”, afirma.

Pesquisas também apresentadas no Peru

No último mês, o coordenador do PPG também esteve em Trujillo, Peru, para participar do Workshop Internacional en Tecnologías de Membranas Aplicadas a la Indústria. As atividades foram organizadas pela Universidad Nacional de Trujillo e pela Câmara de Comércio local, com apoio do Cyted – Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento), que fomenta pesquisa e inovação na América Latina. No evento, o professor apresentou o workshop Processos de separação de membranas para reúso de água em indústria petroquímica. Para esta atividade, Rodrigues teve fomento do Cyted, via projeto de pesquisa.

Botão Voltar ao topo