NotíciasRio Grande do SulSanta Catarina

Escola de Caxias do Sul é campeã da 4ª Competição Regional de Foguetes

Equipe Anilan, da Escola de Ensino Médio Impulso, atingiu precisão de lançamentos neste sábado, dia 08, durante a etapa de Caxias do Sul da competição.

A equipe Anilan, da Escola de Ensino Médio Impulso, de Caxias do Sul, atingiu a maior precisão de lançamentos na quarta edição da Competição Regional de Foguetes – etapa Caxias do Sul. O evento foi realizado na Vila Poliesportiva do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul.
O segundo lugar, na competição, foi conquistado pela Equipe OVNI, da Escola Estadual de Ensino Médio Maranhão de São Marcos. A terceira colocação ficou com a Equipe Hope, da Escola São Roque de Carlos Barbosa.

A 4º Competição Regional de Foguetes, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, reuniu 28 equipes de 12 escolas da região, totalizando 112 estudantes participantes. Nessa etapa, as equipes foram avaliadas pela precisão dos lançamentos dos minifoguetes à base d’água. Dessa maneira, por sorteio, foram determinadas as distâncias a serem atingidas em cada bateria de lançamento.

Classificaram-se 12 equipes para a segunda fase, e seis grupos para a fase final: Equipe MAFI, Equipe OVNI, Equipe Anilan, Equipe Lightning, Equipe The Gladiators e Equipe Hope.

Em nome da Universidade de caxias do Sul, a diretora da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, Neide Pessin, acolheu os 112 estudantes presentes, afirmando que, para a Instituição, é uma honra participar e promover a atividade. Professor da área e um dos organizadores da Competição, Tiago Cassol Severo destacou o crescimento e fortalecimento do evento ao longo das edições. Em 2016, na primeira Competição de Foguetes, realizada no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Bento Gonçalves), participaram 14 equipes com 56 membros. Desde 2018, o evento possui etapa em Caxias do Sul.
Como parte das atividades da Competição, premiou-se o melhor vídeo de divulgação das equipes. O troféu foi conquistado pela equipe Lanzando, da Associação Cultural Santa Rosa, de Carlos Barbosa (RS).

A Competição Regional de Foguetes é promovida pela UCS com apoio do Projeto Phoenix Rocket Team. O objetivo é oportunizar aos alunos o despertar pela vocação científica, por meio de aprendizagens voltadas à ciência e tecnologia; desenvolver a necessidade de busca e aprimoramento de conhecimentos científicos; inserir a educação científica no dia a dia das instituições de ensino básico; e apresentar e despertar o interesse pelos cursos de Engenharia,
Tecnologias e Ciências Exatas.

Escolas e equipes participantes

Associação Cultural Santa Rosa (Equipe Lanzando); Colégio La Salle Carmo (Equipe Carmo Rockets, Equipe Carmo Astros e Equipe Carmo Sky); Colégio Murialdo Caxias do Sul (Equipe Muri Light Year e Equipe Netuno 11); Colégio Santa Rosa (Equipe Gama); Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Felicidade (Equipe Apolo XIX, Equipe Dark Souls e Equipe MAFI); Escola de Ensino Médio Impulso (Equipe Alnitak , Equipe Anilan e Equipe Mintaka); Escola Elisa Tramontina (Equipe Tchau Brigado); Escola Estadual 1º de Maio (Equipe Foguete Alado, Equipe FNUH, Equipe Ao Infinito e ao Mato, Equipe Avangers e Equipe Foguetes no Telhado); Escola Estadual de Ensino Médio Maranhão de São Marcos – RS (Equipe Lightning, Equipe Pyxis e Equipe OVNI); Escola Estadual Técnica Caxias do Sul (Equipe EETcs 1 – Fogueteando, Equipe EETCS3 – New Galaxy e Equipe EETCS2); Escola Santa Catarina (Equipe Apolo-PET); e Escola São Roque Carlos Barbosa (The Gladiators, Equipe Hope).

Botão Voltar ao topo