NotíciasRio Grande do Sul

Reforma da Praça Dante Alighieri é aprovada pelo COMPAHC de Caxias

Maioria dos integrantes do Conselho votou favorável à iniciativa da administração municipal, que foi apresentada aos conselheiros em maio

O projeto de requalificação da Praça Dante Alighieri, proposto e apresentado pela Prefeitura de Caxias do Sul, foi aprovado pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), na manhã desta quarta-feira (12/06). A votação, com nove votos favoráveis, seguiu o parecer da relatoria do projeto, que aprovou a iniciativa da administração municipal com algumas recomendações, que ainda serão definidas.

Também foi aprovada a criação de uma comissão de integrantes do COMPAHC que elaborarão sugestões a serem apresentadas ao Poder Público em relação ao projeto, já que o Conselho tem função consultiva e não deliberativa. Farão parte dessa comissão os membros da Procuradoria-Geral do Município (PGM), da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) e o próprio secretário municipal da Cultura, além de três representantes da sociedade civil do COMPAHC.

O projeto de reforma da Praça Dante Alighieri foi mostrado aos membros do COMPAHC na reunião do dia 08 de maio, em uma detalhada e completa apresentação. Na ocasião, também foi aberto espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas. A administração municipal realizou um estudo de requalificação da praça para que ela se torne mais segura, atrativa e funcional, baseado nas suas características históricas e culturais. O projeto inclui diversas melhorias para o local, que valorizam os patrimônios culturais, a vegetação e a história dessa atração localizada no coração de Caxias do Sul, além de incentivar o turismo e o sentimento de pertencimento de quem passa pela praça.

Reunião pública

A prefeitura realizará uma reunião pública para apresentar e detalhar o projeto de requalificação da Praça Dante Alighieri para entidades e moradores. Algumas instituições mais diretamente envolvidas com a reforma foram convidadas a participar, como o Sindilojas Caxias, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Catedral Diocesana, mas o encontro é aberto ao público.

“Todos que têm interesse em conhecer o projeto de reforma da praça podem participar. Abriremos para manifestações do público, que serão analisadas posteriormente, já que ainda estamos em fase de anteprojeto. Essa é mais uma oportunidade que oferecemos para dialogar sobre esse projeto com a população”, explica Mirangela Rossi, titular da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU).
A reunião é nesta quinta-feira (13/06), às 17h, no auditório do Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, 1333). O encontro é aberto à comunidade.

Botão Voltar ao topo