NotíciasRio Grande do Sul

Um olhar sobre Novo Hamburgo do passado

Alunos de oficinas do PDMI têm aula sobre o Município no bairro Santo Afonso

Você sabia que a Praça 14 de Julho, inaugurada em 1927, foi a primeira obra de infraestrutura urbana do município de Novo Hamburgo? E você sabe onde ela está localizada? Trata-se da Praça do Imigrante que também já foi conhecida como Praça da Estação, Praça das Pombas e Praça do Chafariz. Essa foi uma das curiosidades apresentadas, na última semana, aos jovens do Núcleo de Comunicação Cidadã e Audiovisual oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), em parceria com a Feevale. A aula, ministrada pelo professor e historiador Paulo Daniel Spoiler, trouxe diversas curiosidades do Arquivo Público Municipal que atraíram a atenção dos estudantes.

“A evolução de Novo Hamburgo desde sua criação me chamou muito a atenção. Da época da Maria Fumaça até os dias de hoje e como as pessoas saiam de um lugar para o outro”, destacou o estudante Felipe Gabriel, 18 anos, reforçando que o Centro era apenas um descampado e onde hoje é o shopping havia apenas um banhado. Já para a aluna Júlia Eduarda Alves, 16, que também ouviu pela primeira vez a trajetória da cidade, o que mais chamou atenção foi a história de seu bairro. “Moro aqui há anos e nunca ouvi sobre o Santo Afonso. A gente precisa saber bem a história de onde vive, até porque temos um documentário para fazer”, disse ela, referindo-se à constituição do bairro que foi explicada pelo professor Spoiler.

A partir desse encontro os alunos farão a produção de um documentário para apresentar ao final da oficina. O Núcleo de Comunicação Cidadã e Audiovisual faz parte do componente Prevenção à Violência do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Botão Voltar ao topo