Novo Hamburgo

Um olhar sobre Novo Hamburgo do passado

Alunos de oficinas do PDMI têm aula sobre o Município no bairro Santo Afonso

Você sabia que a Praça 14 de Julho, inaugurada em 1927, foi a primeira obra de infraestrutura urbana do município de Novo Hamburgo? E você sabe onde ela está localizada? Trata-se da Praça do Imigrante que também já foi conhecida como Praça da Estação, Praça das Pombas e Praça do Chafariz. Essa foi uma das curiosidades apresentadas, na última semana, aos jovens do Núcleo de Comunicação Cidadã e Audiovisual oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), em parceria com a Feevale. A aula, ministrada pelo professor e historiador Paulo Daniel Spoiler, trouxe diversas curiosidades do Arquivo Público Municipal que atraíram a atenção dos estudantes.

Publicidade

“A evolução de Novo Hamburgo desde sua criação me chamou muito a atenção. Da época da Maria Fumaça até os dias de hoje e como as pessoas saiam de um lugar para o outro”, destacou o estudante Felipe Gabriel, 18 anos, reforçando que o Centro era apenas um descampado e onde hoje é o shopping havia apenas um banhado. Já para a aluna Júlia Eduarda Alves, 16, que também ouviu pela primeira vez a trajetória da cidade, o que mais chamou atenção foi a história de seu bairro. “Moro aqui há anos e nunca ouvi sobre o Santo Afonso. A gente precisa saber bem a história de onde vive, até porque temos um documentário para fazer”, disse ela, referindo-se à constituição do bairro que foi explicada pelo professor Spoiler.

A partir desse encontro os alunos farão a produção de um documentário para apresentar ao final da oficina. O Núcleo de Comunicação Cidadã e Audiovisual faz parte do componente Prevenção à Violência do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.