GastronomiaRS

Gastronomia integra cultura uruguaia e pelotense

Aula Show no Festival de Gastronomia da Fenadoce

O Festival de Gastronomia da 27ª Feira Nacional do Doce recebeu, na sexta-feira (14), a Aula Show “Naked Cake – Chajá”. O momento foi ministrado pela gastrônoma e dona da loja Naturale, Marília Azambuja.

Focada no uso do pêssego, a Aula Show teve como objetivo resgatar a cultura do uso da fruta em calda no município de Pelotas uma vez que, de acordo com Marília, Pelotas é um dos maiores produtores de pêssego no país e não valoriza a tradição. “No meu dia a dia aqui na cidade eu não vejo o pêssego ser utilizado em nenhum momento além de Natal e Ano Novo, então vi aqui uma oportunidade de um resgate histórico”, comentou Marília. A escolha do Naked Cake veio pelo fácil acesso, com intuito de fomentar a questão econômica da cidade.

A sobremesa “Chajá” tem origem uruguaia, e tem entre os ingredientes fáceis de encontrar e de baixo valor, como massa espécie de pão de ló, calda de pêssego, doce de leite, chantilly e merengue. Ainda segundo a gastrônoma, um dos intuitos foi também aproximar o público com a cultura uruguaia, uma vez que as regiões tem localização próxima. “A receita foi muito bem aceita pelo público que prestigiou, todos falaram que vão experimentar por que é algo não muito doce e leve”, comentou Marília. Para ela, a realização do Festival de Gastronomia é de extrema importância para promover a integração entre comunidade, Universidade e Fenadoce. “Fiquei honrada de como egressa poder participar, a maioria das pessoas que assistiram ouviram na rádio e decidiram participar, as aulas são uma maneira de promover o interesse do público pela gastronomia”, apontou.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios