Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Alunos de Canoas conquistam ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Matemática

A 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que aconteceu em outubro de 2018, reuniu mais de 18 milhões de estudantes de todo o Brasil. Desses, 500 alunos foram premiados e dois deles são de Canoas, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur Pereira de Vargas.

O aluno Leonardo Mateus Motta Camilo, de 15 anos, foi um dos 22 gaúchos a receber a medalha de ouro na Olimpíada, quando estava no 9º Ano. Agora, o jovem estuda na Escola Estadual André Leão Puente e se prepara para embarcar para a Bahia, no dia 8 julho, onde receberá a sua premiação. Já Amanda Benfica Foll, que era do 8º Ano, conquistou a medalha de prata e já está selecionada para a segunda fase da Olimpíada de 2019, com mais 13 alunos da mesma escola. Ela vai receber a premiação em Porto Alegre, também em julho.

Além das medalhas, os dois alunos receberam bolsas de iniciação científica como premiação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Leonardo afirma que gosta muito das ciências exatas e quer usar seu dom e conhecimento para estudar engenharia ou informática. Já Amanda não tem dúvidas e quer ser professora de matemática. “Tenho muita facilidade em me concentrar, por isso, consigo resolver os problemas matemáticos de forma muito rápida”, relata Leonardo.

A professora de matemática, Fernanda Moser, que recebeu diploma de homenagem da Olimpíada, comenta que não realiza uma preparação específica para a competição, mas que trabalha durante o ano com desafios matemáticos. “Além da aula normal, faço atividades diferenciadas de matemática e de raciocínio lógico, inclusive, espalho pelos murais da escola alguns desafios para estimular os alunos a gostarem de matemática”, explica Fernanda.

Botão Voltar ao topo