NotíciasRio Grande do Sul
Tendência

Escolas municipais de Caxias do Sul recebem notebooks do Bolsa Família

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Fundação de Assistência Social (FAS), realizou uma solenidade para a entrega de notebooks para 29 escolas municipais de Ensino Fundamental nesta quarta-feira (19/06). O evento reuniu os diretores das escolas ganhadoras e contou com uma apresentação de dança dos estudantes da Escola Municipal Arnaldo Ballvê.

As instituições beneficiadas foram as escolas Alberto Pasqualini, Angelina Sassi Comandulli, Dezenove de Abril, Engenheiro Dario Granja Sant’Anna, Engenheiro Mansueto Serafini, Érico Veríssimo, Erny de Zorzi, Fermino Ferronatto, Fioravante Webber, Governador Roberto Silveira, Guerino Zugno, Ítalo João Balen, João de Zorzi, José Protázio Soares de Souza, Mário Quintana, Nova Esperança, Padre João Schiavo, Prefeito Luciano Corsetti, Presidente Castelo Branco, Professora Ester Justina Troian Benvenutti, Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti, Ramiro Pigozzi, Renato João Cesa, Santa Corona, São Vítor, Sete de Setembro, Villa Lobos e Zélia Rodrigues Furtado. Elas foram selecionadas com base em dois critérios: maior número de estudantes beneficiados pelo Bolsa Família e boa frequência escolar.

Devido à boa atuação do município, a Smed foi uma das secretarias que recebeu o recurso federal referente ao Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Com essa verba, foram adquiridos os notebooks destinados às escolas. O IGD-M é um índice que mede a qualidade da gestão municipal do Programa Bolsa Família e do CadÚnico e garante o repasse mensal de recursos financeiros aos municípios que apresentam bom desempenho. O destino da verba é definido pela Instância de Controle Social (ICS), formado por membros da sociedade civil e do governo local.

Para a diretora da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, Sheila Cristiane da Silva, o novo notebook vai auxiliar os professores e os estudantes. “Ganhar o computador do Bolsa Família foi muito importante para a nossa escola. Nós somos de uma comunidade bastante carente, temos muitos estudantes em situação de vulnerabilidade, por isso participamos do programa e ganhamos o notebook. Os professores utilizam bastante essa ferramenta e as nossas crianças do Atendimento Educacional Especializado também”, afirma.

A secretária da Educação, Marina Matiello, conta que a entrega dos equipamentos para os diretores foi muito especial. “O momento foi de muita alegria por podermos destinar esse recurso a quem atende nossos estudantes no dia a dia. Agradeço o trabalho de todos os envolvidos, especialmente da assessora Fabiana Sabedotti, que é responsável pelo programa na Smed”, comenta.

Além da titular da pasta, também estiveram presentes a diretora administrativa e a representante da FAS, Anabel Cristina Guidini da Silva e Eveline Carla Bisol, e as diretoras financeira e pedagógica da Smed, Danúbia Sartor e Flávia Basso Morés.

Botão Voltar ao topo