EducaçãoNotíciasRio Grande do Sul

Feevale estabelece parceria com prefeitura de São Leopoldo em benefício de canil e animais de rua

Curso de Medicina Veterinária realizará exames e desenvolverá projetos de pesquisa e extensão no município
Foi formalizado na noite desta terça-feira, 18, um acordo de cooperação entre a Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, visando ao desenvolvimento de ações entre o curso de Medicina Veterinária e a Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa). A iniciativa beneficiará os animais de rua e do canil municipal com atendimentos, exames e tratamentos gratuitos.

O acordo prevê o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa na área de doenças infecciosas em cães e de sarna demodécica, que acomete a pele dos animais, causando lesões que podem evoluir para feridas mais severas. Ainda haverá pesquisas na área de comportamento de cães de rua, para a geração de um protocolo de manejo, e na área de vigilância em saúde, com enfoque em leishmaniose e vetores.

Quando o hospital veterinário da Feevale estiver em funcionamento, em Campo Bom, também serão realizados exames complementares em doenças infecciosas, exames de imagem, bioquímica, hemograma e urinálise. A prefeitura de São Leopoldo, por sua vez, disponibilizará espaços para a realização de estágios não remunerados e estágios curriculares. Também contribuirá para as práticas cirúrgicas a partir do momento em que o hospital veterinário estiver funcionando.

SOBRE A PARCERIA

O prefeito Ary Vanazzi destacou o trabalho da Sempa, o olhar social da Feevale e a importância da parceria com o Município. “Nossa secretaria desenvolve um grande trabalho e este apoio da Feevale vai ser fundamental. O trabalho dos servidores e voluntários das ONGs contribuem muito nessa luta. Desde 2017 ampliamos o diálogo com a iniciativa privada e as universidades para fortalecer a solidariedade e ajudar na inovação de soluções”, destacou Vanazzi.

O secretário de Proteção Animal, Anderson Ribeiro, explicou que o acordo prevê a realização de estágios e pesquisas, resguardando a proteção e o bem-estar dos animais atendidos. “A Universidade Feevale está celebrando essa parceria pensando no aspecto social da Medicina Veterinária, e isso é fruto de um longo trabalho”, afirmou.

O professor Fernando Spilki, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Feevale elogiou o trabalho da cidade. “Aqui temos um modelo na gestão da política de proteção único que vai propiciar aos nossos estudantes uma experiência de primeira linha. O curso de Veterinária quer trabalhar de forma regionalizada, atuando em parcerias, e o Hospital Veterinário é uma das nossas metas para poder ampliar ainda mais essa parceria”, disse.

Para a veterinária do Canil Municipal, Fernanda Moreira, a parceria é um marco na história da Sempa e para todos os animais de rua. Também participou do encontro o diretor do Instituto de Ciência da Saúde da Universidade Feevale, César Teixeira.

Botão Voltar ao topo