NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul quer fazer parte da Região Turística das Hortênsias

Semtur solicita inclusão e demanda foi discutida nesta semana em reunião com a participação dos municípios que integram o destino

A Secretaria Municipal do Turismo (Semtur) solicitou nesta semana a inclusão de Caxias do Sul na lista de municípios que compõem a Região Turística das Hortênsias. A demanda foi apresentada em uma reunião na última quarta-feira (19/06) com a participação de representantes das cidades de Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Picada Café. Os cinco municípios integram atualmente a região, considerada como um dos principais destinos turísticos do país.

Foto: Adriana Monteiro Arrial

Durante o encontro, a titular da Semtur, Renata Aquino Carraro, defendeu a importância da cidade fazer parte da Região das Hortênsias. Segundo ela, a escolha ocorre devido às afinidades e limites geográficos entre Caxias do Sul e os municípios que constituem o destino. Outra justificativa apresentada é a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, organizado pelo Ministério do Turismo.

Ainda de acordo com a secretária, a inclusão da cidade tem o propósito de fortalecer o turismo caxiense. “Este é um passo muito importante para Caxias do Sul e será um marco para a história com a aproximação de cidades que tem o turismo como a principal atividade econômica e já possuem uma sinergia. Ficamos felizes pela acolhida dos municípios, que entenderam e viram a inclusão de Caxias como uma grande oportunidade para a região como um todo”, destaca Renata.

A demanda foi encaminhada para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul (Sedetur), responsável pela definição das regiões turísticas.

Botão Voltar ao topo