Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Google for Education inicia em Canoas

O programaGoogle for Education entrou em implementação prática na quarta-feira (19) em Canoas, após reunião da vice-prefeita, Gisele Uequed, da secretária da Educação (SME), Neka Escobar, e do Time Google com os gestores técnicos da empresa GetEdu, que venceu a licitação para a implementação do programa, para a formação de 200 professores e para o acompanhamento técnico e pedagógico.

Na reunião, ficou definido o processo técnico que deve ser colocado em prática para que todas as escolas municipais de ensino fundamental recebam o programa. Outros assuntos também ficaram definidos, como os técnicos que participarão do processo, a formatação das contas Google e o ajuste do domínio. Mais de 28 mil contas de e-mail do Google deverão ser criadas para os alunos, a fim de que todos tenham acesso às ferramentas e ao ambiente digital de ensino, que se assemelha às plataformas das universidades.

Em julho, a equipe técnica receberá capacitação, já a formação dos professores acontecerá a partir de agosto. A licitação para a compra dos chromebooks, que serão distribuídos nas escolas, está na fase final. Segundo a secretária da Educação, Neka Escobar, a reunião com a consultoria foi fundamental para planejar os próximos passos da implementação do Google for Education nas escolas. “O programa vai trazer um novo conceito para a educação. Estamos no século XXI e a escola ainda está ancorada em padrões do século passado, na qual o professor representava a única ligação dos educandos com o mundo das informações e do conhecimento. A internet mudou essa relação e o Google for Education vai possibilitar novas formas de aprendizado para nossos alunos e novas maneiras de ensinar para os nossos professores”, salienta.

Botão Voltar ao topo