NotíciasRio Grande do Sul

Idosos do Lar São Francisco fazem festa junina em São Leopoldo

Ontem (26), os idosos do Lar São Francisco, em São Leopoldo, participaram de uma festa junina, organizada pelos trabalhadores do lar, com o apoio dos parceiros voluntários e a Associação dos Voluntários do Lar São Francisco de Assis (AVOLSFA).

Segundo Tatiana Fiori, coordenadora do lar, as comemorações são uma intervenção da equipe buscando alegrar os idosos e a promover a proximidade deles com a família e amigos: “As festas temáticas que fazemos como Carnaval, São João e Semana Farroupilha são essenciais para a relação do idoso que reside em Instituição de Longa Permanência para idoso (ILPI) com as datas importantes para toda a sociedade. É a continuidade da relação deles com o mundo. Também ajuda bastante na questão orientação temporal: festas temáticas demarcam o ano para eles. A alegria deles é enorme, e ao mesmo tempo exercitam o movimento do corpo através da dança, mesmo para aqueles que utilizam cadeiras de rodas”, afirma.

Durante os festejos, os idosos participaram de casamento na roça, encenado por moradores e trabalhadores, dança de quadrilha e foram eleitas uma rainha, princesa do milho. Amigos e familiares dos vovôs e vovós estiveram presentes no local, que teve bolos e quitutes tradicionais de São João. Todos foram devidamente caracterizados, com direito a chapéus de palha, pintinhas no rosto e roupas tradicionais caipiras.

Botão Voltar ao topo