Serra Gaúcha

Prefeito Daniel Guerra anuncia asfaltamento entre Loreto e São Cristóvão

Estradas municipais 306 e 66 10 01 fazem a ligação das duas comunidades de Caxias do Sul

O prefeito Daniel Guerra anunciou, neste domingo (30/06), o asfaltamento da ligação entre as comunidades de Loreto e São Cristóvão, no travessão São Virgílio, 2ª légua, entre Forqueta e Vila Cristina. O anúncio ocorreu durante um almoço no salão da comunidade de Loreto. Estão estimados o asfaltamento de cerca de cinco quilômetros, do entroncamento com a Estrada da Uva até o trevo do salão de São Cristóvão, num investimento de aproximadamente R$ 8 milhões. Serão contemplados dois trechos das estradas municipais 306 e 66 10 01.

asfaltamento entre Loreto e São Cristóvão 1 - Prefeito Daniel Guerra anuncia asfaltamento entre Loreto e São Cristóvão
Salão paroquial de Loreto esteve lotado para almoço festivo – Foto: Mateus Argenta

Na oportunidade, o prefeito conversou com os moradores, encaminhou demandas e explicou mais sobre a obra que será feita. “Vamos dar prazos: no primeiro semestre de 2020 a obra tem que começar. O dinheiro já está garantido. Peço às senhoras e aos senhores que nos ajudem a fiscalizar a empresa que vencer a licitação. Se não estiver bom, avisem a Secretaria de Obras”, garantiu o prefeito. “É um desafio, ainda mais para nós, que pegamos uma prefeitura à beira do colapso. Com a equipe que temos, comprometida em vencer desafios, é possível sim transformar o sonho de tantos agricultores em realidade, unidos no compromisso de priorizar o que é mais importante para a população”, explicou Daniel Guerra.

asfaltamento entre Loreto e São Cristóvão 2 - Prefeito Daniel Guerra anuncia asfaltamento entre Loreto e São Cristóvão
Prefeito, primeira-dama e secretário de Obras recebem homenagens da comunidade – Foto: Luciane Modena

Conforme o secretário de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Leandro Pavan, a escolha das localidades contempladas com o Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), como a anunciada, obedeceu a critérios estritamente técnicos, considerando os quesitos de ligação logística, escoamento de produção rural, turismo e economia em manutenção para a Smosp. “Para cada localidade, foram atribuídos pontos nos critérios estabelecidos. Essa região, por exemplo, tem pontuação muito alta em economia para a Smosp com patrolamento e cascalhamento, além de ser um local com turismo e forte tradição na viticultura, fruticultura e piscicultura. O trecho tem ligação com o centro de Forqueta e, consequentemente, com a ERS-122”, explica Pavan.

asfaltamento entre Loreto e São Cristóvão 3 - Prefeito Daniel Guerra anuncia asfaltamento entre Loreto e São Cristóvão
Região é conhecida pela alta concentração de produção de uva – Foto: Luciane Modena

Para o agricultor Rodrigo Zangalli, 37 anos, a notícia foi motivo de celebração. “Tudo que a gente produz é escoado por essa estrada. Sou produtor de uva e esse é um local bastante usado, com muito tráfego, portanto é difícil manter numa condição boa. Tem um trecho com bastante aclive, e caminhões grandes às vezes não conseguem subir. É uma reivindicação antiga, e este é um dia que a gente estava esperando há muito tempo. Toda a comunidade está contente”, comentou. A produção de Zangalli chega a 250 toneladas por ano, comercializadas dentro do Município.

O sentimento é compartilhado pelo viticultor Arlindo Dallegrave, 81 anos. “Eu achei esse anúncio o máximo que poderia acontecer, graças ao prefeito Daniel Guerra, que esteve em nossa comunidade. Quando ele anunciou o asfalto, eu vi, na mesa onde estava com meus amigos, muitos chorando de alegria, soltando lágrimas de emoção. Só temos a agradecer por esse anúncio”, finalizou. Dallegrave já chegou a produzir 150 toneladas de uva por ano, a maioria matéria-prima para sucos fabricados em Caxias do Sul e em cidades vizinhas.

asfaltamento entre Loreto e São Cristóvão 4 - Prefeito Daniel Guerra anuncia asfaltamento entre Loreto e São Cristóvão
Asfaltamento seguirá até o trevo junto ao salão de São Cristóvão – Foto: Luciane Modena

A verba para execução do PDI é proveniente de um empréstimo de cerca de R$ 100 milhões, conquistado pela administração municipal junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). O investimento está sendo aplicado em 68 quilômetros de asfalto no meio rural e em obras de infraestrutura na área urbana. Estão em andamento as obras de asfaltamento das estradas municipais Arziro Galafassi (Estrada dos Romeiros); João Edgar Jung (primeiro trecho da Linha Sebastopol); 92 (segundo trecho da Linha Sebastopol); Domingos Mazzochi (acesso a São Braz); 386 e Waldemar Pante (em Criúva); 101 (terceira légua) e 61 e 19 (São Pedro da Terceira Légua/Estrada do Vinho).

A comunidade também prestou homenagem à prefeitura: três representantes das localidades de Santo Antônio, Loreto e São Cristóvão entregaram presentes ao prefeito, ao titular da Smosp e à primeira-dama do Município, Andrea Marchetto Guerra. Além deles, estiveram presentes o chefe de gabinete, Chico Guerra, o secretário da Saúde, Júlio Freitas, da Habitação, Claudir de Bittencourt, a procuradora-geral Cássia Kuhn e a presidente da Fundação de Assistência Social, Rosana Menegotto.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios